Uma senhora de 77 anos morreu em decorrência de infecção causada pelo coronavírus em Barras. Este é o primeiro óbito registrado no município que já acumula 25 casos confirmados.

Na cidade, duas pessoas continuam internadas em enfermaria e 19 em isolamento domiciliar. Somente três pessoas se curaram até agora.

São 14 mulheres e 11 homens de todas as faixas etárias, exceto maiores de 90 anos.

Do sábado para o domingo, aumentaram 4 casos, mas os bairros afetados continuam os mesmos, indicando que o vírus está se concentrando com maior intensidade nos mesmos bairros. Contudo, isso não significa dizer que as pessoas de outras localidades não podem se contaminar, já que os casos mostrados no boletim da secretaria de saúde são os notificados oficialmente.

Existem casos sub-notificados e as pessoas assintomáticas que transmitem o vírus, mas não desenvolvem a doença. Em todo o Piauí, o número de casos confirmados passou de 2.252 para 2.287, o que representa um aumento de 35 novos casos.

JOSÉ DE FREITAS TAMBÉM REGISTROU 1 ÓBITO

Um paciente de José de Freitas, um homem de 72 anos, foi a primeira vítima da cidade para coronavírus. Foi registrado no boletim deste domingo. Na cidade são 10 os casos confirmados.

Oito novos óbitos no Piauí tiveram teste confirmado, neste domingo. Com cinco perdas na capital e outras três no interior, o estado soma 80 mortes desde o início da pandemia.

Em Teresina, são 39 mortes confirmadas. Os novos registros são de um homem de 55 anos e quatro mulheres, de 58, 62, 63 e 85 anos de idade. Todos tinham alguma comormidade – doença ou condição que os colocava em grupo de risco, como cardiopatia, diabetes e hipertensão.

Teresina tem 1.260 casos confirmados, uma incidência de 14,7 testes positivos para cada grupo de 10 mil habitantes.

Brasil tem 16.118 mortes e 241.080 casos confirmados. Foto ilustrativa

Água Branca, que tem incidência de casos maior que a capital (18,38 para 10 mil habitantes), registrou sua quarta morte – uma idosa de 78 anos.

Batalha já tem 27 casos, Esperantina tem 42 e Piripiri 45. Campo Maior já chegou em 72. Miguel Alves subiu para 29.

Casos confirmados
Como tem ocorrido nos finais de semana, o domingo foi de menos casos confirmados em relação aos dias úteis – foram 35, sendo 21 mulheres e 14 homens. O mais jovem a testar positivo tem apenas 1 ano de vida, e o mais velho, 91.

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deste domingo retirou as cidades de Pavussu e Dirceu Arcoverde, que teriam registrados seus primeiros casos nos últimos dias. O órgão informou que houve erro de digitação.

São 105 municípios com Piauí com casos confirmados desde o início da pandemia. O total de testes positivos em todo o estado chegou a 2.287.

Situação hospitalar
Mais 13 pacientes tiveram alta nas últimas 24 horas – 293 no acumulado desde o início da pandemia. Mesmo assim, o número de pessoas internadas nos leitos destinados ao tratamento de covid-19 subiu no mesmo período – de 353 para 359.

A ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi reduzida. São 121 internados, 50,2% da capacidade atual – eram 52,3% no sábado.

Somados os dois pacientes em leitos de estabilização e os 121 nas UTIs, são 123 ocupando leitos com respiradores – 43,9% das vagas.

O crescimento nas internações se deu nos leitos clínicos, para pacientes com quadro de saúde menos grave. São 236 internados em todo o estado – ontem eram 225.