Prédio do Fórum da Comarca de Esperantina (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Fórum da Comarca de Esperantina, construído no local onde funcionou o colégio David Caldas, na Praça Leônidas Melo, será inaugurado no dia 4 de janeiro de 2021 e receberá o nome do saudoso Themístocles Sampaio Pereira. A decisão do nome do prédio foi publicada no diário eletrônico do TJ-PI e assinada pelo Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Conforme a portaria, o Desembargador Sebastião Ribeiro Martins nomeia:

  • prédio do Fórum com o nome “Fórum Dr. Themístocles Sampaio”;
  • Juizado Especial Cível e Criminal com o nome “Dr. Édison Rebêlo de Carvalho”
  • Auditório com o nome de “Cícero Medeiros de Barros”.
(Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Desembargador considerou os vários pedidos de nomeação de patronos para o novo Fórum de Esperantina, todos com representatividade pelos relevantes serviços prestados no município e que o Dr. THEMÍSTICLES SAMPAIO, advogado e ex-Deputado Federal já falecido, pai do Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Deputado Themístocles Filho; o Dr. EDISON REBÊLO DE CARVALHO, avô do Promotor de Justiça e filho de Esperantina, Dr. Marques Neto; e o Dr. CÍCERO MEDEIROS BARROS, pai da Diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, e avô do Presidente da Subseção da OAB de Barras, Dr. Carlos Júnior; são cidadãos com estreitos laços e relevantes serviços prestados à cidade de Esperantina.

POLÊMICAS
Antiga fachada do colégio David Caldas (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O prédio do Colégio David Caldas foi doado pela prefeitura de Esperantina, na gestão da prefeita Vilma Amorim (PT), que propôs em fevereiro de 2017, o Projeto de Lei nº 01/2017 para doar o terreno ao Poder Judiciário. A proposta foi duramente criticada pela sociedade esperantinense, mas também ganhou apoiadores.

Sessão extraordinária que ocorreu no dia 24/02/2017, onde aprovou a doação do prédio do David Caldas (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O projeto foi aprovado no dia 24 de fevereiro de 2017 em sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores, por 08 votos à 05.

Votaram a favor: Alcione Carvalho (PTB), Domingos Luiz (PRB), Denival Carvalho (PTB), Marcílio Farias (PT), Manoel Filho (PT), Leônidas Quaresma (PSDC), José Cláudio (PSB) e Bebé Vitória (PMDB).

Votaram contra: Júnior Rodrigues (PTC), Mauro André (PRTB), Castro (PMDB), Luis Dionísio (PMDB) e Tote Filho (PMDB)