A Secretária Municipal de Assistência Social de Barras, Edneida Fortes, foi anfitriã dos técnicos da Secretaria de estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que concluiu o treinamento do Programa Busca Ativa em Barras. O objetivo é debater a efetivação do auxílio financeiro a famílias em situação de extrema pobreza no município.

O Busca Ativa é um programa da Sasc, em parceria com a Vice-Governadoria do Estado, e faz parte do PRO Social. A iniciativa visa, prioritariamente, ao treinamento de equipes técnicas de 45 municípios para identificação de famílias em situação de extrema pobreza e que ainda se encontram fora dos programas de transferência de renda.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaina Mapurunga, explica a importância de buscar essas famílias. “São famílias extremamente pobres, que estão no Cadastro Único, do governo federal, mas que não são beneficiadas nem com o Bolsa Família, nem com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e nem com o auxílio emergencial.  Nós estamos treinando as equipes para fazer a identificação das famílias e também para preenchimento de um questionário próprio do programa Buscas Ativa”, completa a gestora.