Categorias
Destaque com Foto Destaques N. S. dos Remédios

PIADA: Até prefeito reeleito decretou emergência

Por Maria Carcará, do longah.com

O prefeito reeleito de Nossa Senhora dos Remédios, Francisco Pessoa de Brito, mais conhecido como Tintin (foto), declarou, no último dia 3, estado de emergência no município. Ele alegou que a cidade estava tomada pela sujeira e que os prédios públicos estavam sem condições de prestar serviço à comunidade.
O curioso deste caso é que nem o fato de ele ter sido reeleito, portanto o prefeito da gestão anterior, e da situação de emergência depor contra o seu trabalho à frente da Prefeitura, o impediu de utilizar das vantagens que um decreto destes traz. Quem decreta emrgência, tem a facilidade de contratar obras e serviços sem fazer licitação.
Decretar estado de emergência virou farra no Piauí. Os prefeitos usam e abusam deste método. Na região Norte do Estado municípios com José de Freitas, Barras, Boa Hora Campo Largo, Nossa Senhora dos Remédios são apenas exemplos de cidades que recorreram a este expediente.
No caso de Nossa Senhora dos Remédios, o decreto tem vigência de 90 dias, mas há prefeituras que estão decretando 180 dias. Ou seja um semestre todo.
“Considerando a duradoura paralisação dos serviços de limpeza, capina e varrição das vias públicas e coleta de lixo, resultando em insurpotável e generalizado acúmulo de lixo entulho e vegetação pela cidade e expondo a comunidade a sérios riscos de saúde. Considerando também que as instalações físicas das repartições públicas incluindo escolas e postos de saúde, hospitais dentre outras estão deterioradas e sem condições de uso e que estes fatores repercutem na eficaz prestação de serviços públicos”, diz o decreto de Nossa Senhora dos Remédios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.