A cidade de Nossa Senhora dos Remédios, na região Norte do Piauí, vira a capital junina e realiza seu XVII Festival Junino “Cidade São Jacó”. O evento  é uma realização da Prefeitura Municipal, que tem à frente Prefeito Tintin e conta com o apoio da Secretaria de Finanças, na pessoa da 1ª Dama Silvânia Oliveira e da Secretaria de Educação que tem à frente a profª Lúcia Maria Oliveira. Além do prefeito e vice-prefeito Drº José Alexandre, várias autoridades prestigiaram a 1ª noite do evento, entre elas vereadores, secretários municipais e o público que lotou as arquibancadas no espaço junino.

A 1ª noite do evento teve início com o pronunciamento oficial do prefeito Tintin e queima de fogos. O grupo de flautas do CRAS iniciou às apresentação da noite. O grupo sob o comando da monitora e professora de música Ana Célia e do monitor Reisinho. Teve também a escolha da Rainha Caipira 2013, onde a aluna Daiane Kelly da U.E. Vânia Elizabeth foi a campeã e ganhou R$ 300,00 e troféu das mãos do prefeito. As demais candidatas também receberam premiação em dinheiro e troféus. O PETI apresentou a dança do Cavalo Piancó, sob coordenação das monitoras Francineide e Francelina e do monitor Romeu.

Aconteceu competição de grupos de dança e o grupo Geração Projovem “Juntos e Misturados”, sob o comando da monitora Mazé foi o campeão da disputa. O grupo da 3ª Idade apresentou a dança Jardineira Caipira, sob o comando da educadora física do NASF Goretinha e da Assistente Social Danieli Fortes. Finalizando as apresentações, teve a quadrilha da localidade Matinha, “Coração Mirim” da U.E. Rosa Torres. A banda Magia de Esperantina animou o povo na 1º noite de festividade junina.

Por Orlando Paiva