Ao registrar a candidatura, o Tribunal Superior Eleitoral exige que os planos de governo dos candidatos sejam registrados. Para ajudar na escolha dos eleitores, o longah resumiu as propostas de três candidatos a prefeito de Miguel Alves. Isso porque o documento de um dos candidatos, Antonio Matos (PMB), não aparece na plataforma Divulgacand. Confira!

Oliveira Júnior (PT)

Um Plano Diretor Municipal que possa orientar o desenvolvimento e expansão urbana é um dos projetos do atual prefeito, caso seja reeleito. O plano diretor organiza as atividade no território, o local das habitações, a regularização fundiária, saneamento, transporte e mobilidade urbana, proteção e defesa civil. É uma lei, de iniciativa do Poder Executivo Municipal e aprovação pela Câmara Municipal, que conta com a participação e controle da população em todas as suas fases.

Outra prioridade do prefeito, que já avançou muito na área das estradas, é estudar a malha viária em busca de soluções para melhorar a viabilidade urbana, em parceria com os municípios periféricos: União, Porto, Barras, ambos no estado do Piauí, pelo lado do estado do Maranhão, as cidades de Duque Bacelar e Coelho Neto.

Pretende, ainda, concluir  obras de urbanização e pavimentação das ruas e avenidas da cidade, com captação de recursos perante os governos Federal e Estadual. Exigir do Governo Estadual que conclua a obra tão sonhada que liga os municípios de Miguel Alves a Barras/PI.

Projetos voltados para a conservação das margens do rio Parnaíba, em parceria com os municípios periféricos, buscando recursos federais para essa finalidade prioritária também terá destaque na gestão de Oliveira Júnior.

Entre muitas propostas na área da Saúde, consta a criação de um Plantão Médico 24 horas, com uma equipe médica que irá atender os pacientes em casos emergenciais. Também realizar um Cadastro Municipal de Pacientes – CMP da Rede Municipal de Saúde, para ter conhecimento dos miguel-alvenses que foram vacinados, os que têm doenças crônicas e aqueles que correm riscos de ataques cardíacos, AVCs, crise de asma, etc.

Para o servidor público, a proposta de Oliveira Júnior é realizar um PLANO UNIFICADO DE CARGOS E REMUNERAÇÕES A TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS, , fazendo com que cada servidor se sinta responsável pelo seu papel, prestando serviços públicos com eficiência e responsabilidade e sendo valorizados pelo que fazem.

Também pretende fazer o Plano Municipal de Saúde, o de Educação, o da Administração e também um Plano Municipal de desburocratização. Além disso vai revisar e atualizar o  Plano de Cargos e Remunerações dos Servidores Públicos Municipais de Saúde; Criar e Implementar o Programa de Formação Continuada, ou de treinamento dos servidores.

O prefeito pretende dar continuidade à política de ampliação da iluminação que já vem sendo executada no município através da restauração, manutenção e ampliação permanente da ILUMINAÇÃO PÚBLICA como fator de conforto e segurança da população miguel-alvense.

Na área de Esporte, pretende criar a Fundação Municipal de Esportes e o calendário esportivo cultural. Além deste, elaborar o Calendário Anual de Eventos Municipais para fins de atrações turísticas.

Promover a captação de recursos para a construção da Nova Rodoviária de Miguel Alves. Incentivar a criação de Feiras Municipais, e apoiar a realização da FEIRA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO e ARTESANATO ANUAL.

Apesar de a SEGURANÇA ser  responsabilidade do Estado, Oliveira Júnior pretende criar, Fortalecer e apoiar o Conselho Municipal de Segurança Pública. Vai ampliar a Instalação de câmeras de segurança nos pontos de entrada e saída da cidade, monitorando a entrada e saída de veículos 24 horas por dia; Instalar câmeras de segurança monitoramento, nas escolas e nos imóveis que compõem os patrimônios públicos, visando inibir, vigiar, registrar e documentar a prática de furtos, roubos e assaltos, identificando supostos criminosos e coibindo os atos de corrupção no serviço público.

Pretende elaborar o Plano Municipal de Segurança Pública e criar a Guarda Municipal, com aquisição de veículos, uniformes e equipamentos de segurança.

Veim da Fetraf (PL)

O candidato Veim da Fetraf distribuiu o plano em eixos e os denominou. Por exemplo, a Rede Cuidar se apoia em três pilares:

1) Criação da Rede Cuidar, trazendo para a prefeitura, por meio da tecnologia da informação, políticas de atuação ativa na promoção da saúde a partir de um monitoramento individualizado de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, doenças como o câncer de mama e de próstata, colo de útero, doenças renais, além do acompanhamento de idosos e crianças até seis anos;

2) A criação do Centro de Referência do Idoso, com acompanhamento fisioterápico, psicológico, nutricional, físico, entre outros, de modo a responder com eficácia às doenças relacionadas à transição demográfica;

3) E criação do Serviço de Transporte Interno em Saúde, garantindo melhor integração e o aperfeiçoamento da comunicação entre os equipamentos de Saúde para o redirecionamento dos pacientes ao serviço de atendimento mais adequado a cada caso.

Pretende implantar o Miguel DigitAlves. A ideia é estimular nos jovens a criação e apoio para start ups. Pretende criar um Programa de Fomento da Economia Criativa (CriAtiva), para implementar, prefeitura e empreendedores, juntos, ações de estímulo em setores específicos, mas, proporcionando ao cidadão a possibilidade de se capacitar.

Quer criar uma Agência de Atração de Investimentos, com foco em áreas nas quais Miguel Alves tem rede de fornecedores e mão de obra especializada. Também implanta a Colmeia da Economia Criativa, um centro de formação nas áreas de empreendedorismo cultural, moda, gastronomia, tecnologia da informação, entre outros, para produzir em Miguel Alves os futuros talentos criativos.

Para a prevenção às drogas e à violência, o Tamo Junto! O Tamo Junto!, com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecerá, entre outros atendimentos públicos, formação em programação de computadores, design de moda, aspectos diversos da produção cultural, gastronomia, entre outros.

O MIGUEL ALVES TRANSPARENTE é um programa de fortalecimento da Controladoria Geral do Município e se estruturará nas seguintes ações.

1) Realização de Auditorias Permanentes em todos os processos licitatórios acima de R$ 1 milhão, com o relatório publicado no Portal da Transparência. Serão duas auditorias, uma do processo de compras e uma da execução do contrato, e ambas devem ocorrer e ter seus resultados publicados em prazo determinado após a conclusão dos respectivos processos.

2) Será criada uma área chamada Orçamento Popular, no Portal da Transparência, onde os gastos da prefeitura poderão ser visualizados de maneira direta, em linguagem simples e acessível.

CHIQUINHO AGUIAR (PSC)

O candidato Chiquinho Aguiar vai buscar recursos junto ao Governo Federal para atender a demanda de reformas e construção de unidades habitacionais, seguindo as exigências dos convênios firmados para as habitações de interesse social; Deve ampliar o atendimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) enquanto equipamento público de acesso as Políticas Públicas principalmente no atendimento às necessidades básicas da população;

Em suas proposta consta ainda a capacitação dos Servidores Municipais através de programas de qualificação profissional; Garantir os pagamentos dos salários aos Servidores Municipais com pontualidade, bem como dos fornecedores; Assegurar a eficiência e agilidade no atendimento aos munícipes, mantendo a atualização dos equipamentos e o controle do Patrimônio Público; Contratar estagiários através de Programas de estágios para dar continuidade de trabalho e conhecimento ao jovem em sua área de estudo, ajudando na renda do estudante;

Pretende disponibilizar máquinas e equipamentos para os pequenos agricultores, especialmente aqueles que não têm condições de pagar a aragem da terra; Viabilizar nas comunidades rurais, observando as respectivas potencialidades, programas como: inseminação artificial, frango caipira, apicultura, carcinicultura, piscicultura e outros;

Quer oferecer ao pequeno produtor rural a vacina contra raiva bovina e febre aftosa; Implantar a técnica de irrigação por gotejamento, para os pequenos agricultores; Reativar e reformular as associações rurais, para ofertar cursos de capacitação com apoio técnico nas diversas áreas: artesanato, agricultura familiar, agronegócio, piscicultura, serviços e outros;

Construir passagens molhadas e pontes nas comunidades rurais que ainda não foram contempladas; Executar melhorias na sinalização de transito com placas e controle de velocidade; Construir uma garagem municipal para a frota de veículos e máquinas do município, diminuindo os fatores que contribuem para o sucateamento; Colocar placas nas entradas das ruas da cidade, com seus respetivos nomes, bem como na entrada das principais comunidades rurais.

Promover a iluminação pública do trecho que saída da cidade até ao Bairro Forquilha na Desenvolver um programa Cidade Limpa, mantendo as vias públicas limpas, a partir de campanhas educativas e leis específicas; Ampliar a locação das lixeiras através de eco pontos nos principais locais públicos; Viabilizar recursos para a reestruturação e asfaltamento de todas ruas da cidade.

Na Saúde, vai realizar cirurgias de pequeno e médio porte e partos; Equipar os postos de saúde com ambulâncias e equipamentos necessários para cada localidade; Melhorar na estrutura do prédio hospitalar e postos de saúde; Informatizar da rede para um sistema de gestão hospitalar; Valorizar a remuneração dos médicos e enfermeiros; Aquisição de aparelhos adequados para atender as necessidades hospitalares; Garantir a formação continuada por desempenho dos servidores da Saúde. Também pretende na área da Segurança, pretende instalar uma rede de monitoramento através de câmaras nas principais avenidas da cidade; a Guarda Municipal; Fazer parcerias com os guardas noturnos.

Antonio Matos (PMB)

O plano de governo do candidato ANtonio Matos não aparece na plataforma Divulgacand 2020.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-7.png