Cemitério São José no bairro Matadouro, onde foram enterrados vários barrenses com Covid-19

O município de Barras registrou mais uma perda por covid-19 nessa segunda-feira (14). A morte de um homem de 67 anos foi registrada no Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Nossa reportagem ainda não teve acesso à identidade da pessoa, que é a 54ª morte por Covid-19 no município e a segunda do mês de setembro.

A secretaria municipal de Saúde de Barras há mais de 15 dias não tem teste rápido para identificar pessoas contaminadas. Mais rápido e prático do que o exame convencional – o resultado sai em 30 minutos e não exige uma estrutura laboratorial.

Os testes feitos em Barras atualmente só detectam o vírus na fase inicial da doença. Se a pessoa não estiver dentro daquela período de contaminação previsto no teste swab, o resultado vai dar negativo. O teste rápido, segundo a a Anvisa, que reconhece os anticorpos, é o que vai detectar a infecção por coronavírus após o 10º dia.

A falta deste teste pode acarretar em subnotificação porque a prefeitura só tem como detectar o paciente infectado se ele estiver dentro do período do swab, exame que a prefeitura de Barras dispõe atualmente.

“Tenho medo dessas estatísticas serem falsas por conta de falta de testagem. Só estão fazendo esse swab em Barras. Investiguei hoje. E as pessoas que estão fora da janela do swab ?”, questionou leitora do longah que pediu para não ser identificada.

Do dia 13 para o dia 14, segundo informação divulgada pela assessoria de imprensa em um grupo de whatsapp, só aumentou 1 caso. Foram 2.445 no dia 13 de setembro e 2.446 no dia 14.

Os dados da Sesapi mostram que Barras possui 2.517 registros de coronavírus e 54 mortes.

Mais de 4 milhões e meio para a Covid em Barras

Ao município de Barras foi destinado o valor de R$ 4 milhões 574 mil e 773 para o combate ao Covid.

Além deste dinheiro, Barras está na lista de municípios que vai receber mais recursos para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19. O município vai receber mais R$ 108 mil.

É importante que se adquira os testes rápido, principalmente após a abertura de todas as atividades econômicas pela prefeitura de Barras. O número de pessoas em bares sem máscara é grande e a falta de uma equipe de fiscalização à noite propicia à contaminação.

Outro questionamento da leitora diz respeito á falta de divulgação dos números de casos da Covid em Barras. Informada que estava havendo divulgação em grupos de whatsapp, ela questionou: “E quem não está nesses grupo de whaysapp?”