Os rotineiros assaltos em Barras não estão na lista de preocupações dos funcionários dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Barras. O núcleo, que fica próximo à panificadora central da cidade estava abandonado no iníciod a tarde desta quinta-feira (20).

Os pacientes que chegavam encontravam apenas as cadeiras, mesas, escrivaninhas, tudo vazio. A temperatura lá dentro era 18 graus. Era esse o número que marcava no ar-condicionado ligado, um verdadeiro descaso com a coisa pública.

“Quando entrei no local, a porta de vidro estaca aberta, o ar-condicionado ligado, marcando 18 graus, aliás, tudo estava ligado. Acreditei que os funcionário tinham dado uma saidinha rápida, mas passei quase meia hora esperando e não chegou ninguém. Nesse momento resolvi fazer um filme para mostrar o descaso”, disse paciente que preferiu não se identificar.

Postos de assistência à saúde abandonados deixa a população em situação de desamparo, porque não sabe a quem recorrer num momento de necessidade.

O NASF é uma política pública bem implementada em outros municípios, o que não está acontecendo em Barras, como podemos ver nas imagens. É uma das portas de entrada ao Sistema Única de Saúde. O que fazer se o paciente chega e a porta fechada? Ou melhor, se a porta está aberta, mas falta servidores lá dentro para fazer atendimento?

VEJA VÍDEO!

 

 

foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil,