A Policia Militar de Barras-Pi, guarnição Tenente Batista Júnior, Sgt Castro, Cabo Dilson, Sds Laurindo e Stefano,  por volta das 20:30 ,  na localidade Piquizeiro, zona rural de Barras, capturou mais dois fugitivos do sistema prisional. Os nacionais José de Castro Carvalho e Leydson José da Silva, foram entregues na DP de Barras.

ATualizado as  21h25

Foragido Michel Pereira, capturado em Barras

Sujos, à pé, sem chinelos”: PM caracteriza foragidos de Esperantina.

As polícias de Esperantina e de municípios do entorno estão em estado de alerta por conta do grande número de fugitivos do presídio Luiz Gonzaga Rebelo. São 75 foragidos confirmados até a manhã deste sábado. Em Barras, uma guarnição Sargento Castro, Cabo G. Rego e Soldado Italo Jorges prenderam um deles: Michel Pereira, que é de Parnaíba.

Conforme, o subcomandante do batalhão de Barras, Tenente Batista Júnior, Michel Pereira foi capturado na localidade Cruzeta naquele município. “Toda a polícia de Barras está em campo em busca de foragidos que possam ter fugido para a cidade”, disse.

Nas redes sociais, se multiplicam mensagens que colocam a população em pânico, temendo que os fugitivos invadam as suas casas, levem os seus veículos ou, pior, façam algum mal para as famílias.

A mensagem abaixo circulou na noite desta sexta (06) nas redes sociais:

“Boa noite! Nós que fazemos a segurança de Esperantina-Pi gostaríamos de comunicar à população que a rebelião foi vencida pelo nossos homens. Ainda não sabemos o número de detentos foragidos. Pedimos a população que evitem as seguintes localidades: Murici, Tucuns, Estrada que liga Esperantina a Batalha, estrada de São João do Arraial, mediações da avenida são José, entre outras. Tem muito preso foragido e eles estão entrando nas casas e tomando motos e carros. Tudo com o intuito de ir para longe. Agradecemos !”

O tenente Batista Júnior dá uma pista para a população reconhecer os fugitivos:  “Eles estão sujos e alguns sem camisa e sem chinelos, andam a pé”.

O militar também disponibiliza os números de telefone para que a população denuncie suspeitos: 86 99447-7377, 998854-2676,  99992-4329.

De Barras, são seis fugitivos que podem ter tentado voltar para a casa, mas há detentos de todos os municípios: Esperantina, Luzilândia, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, José de Freitas, etc. Veja lista com nomes e respectivas cidades de origem!

A secretaria de Justiça diz que 20 presos foram capturados, mas é um número que pode mudar toda hora. Pelo menos cinco motos e dois carros teriam sido roubados em Esperantina e há suspeitas que foram por presos que fugiram da penitenciária.

O delegado de plantão na cidade de Esperantina, Dennis Sampaio, não sabe informar os números porque os recapturados estão sendo levados diretamente para o presídio, sem passar pela delegacia. O delegado confirmou a situação de pânico vivida pela população.

“Eles devem vir para cá se cometerem algum outro crime, como os que cometeram roubos de carro e motos. Mas, até o momento nenhum foi apresentado na delegacia”, ressalta o delegado.

A invasão de presos do pavilhão C para o pavilhão D aconteceu por volta das 12h desta sexta (06), quando conseguiram quebrar paredes e se armarem com vergalhões da estrutura. Nesse momento teve início a rebelião que, segundo informações oficiais,  teria sido controlada por volta das 18h, com a chegada da tropa de choque. Os detentos conseguiram chegar na parte mais alta do presídio e reivindicavam a presença da imprensa e dos direitos humanos. Foi com esse tumulto que muitos aproveitaram para fugir.

Com o motim, pelo menos 15 teriam ficado feridos e três foram encaminhados para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com escoriações graves.

VEJA NOTA DA SECRETARIA DE JUSTIÇA!

Veja nota na íntegra:

A rebelião ocorrida na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, na tarde dessa sexta-feira (6), foi controlada por volta das 18h, após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar no presídio.

Informações da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) apontam que 20 presos fugitivos já foram capturados e 55 estão sendo procurados por 30 policiais militares da região de Esperantina e de Teresina.

Relatório preliminar do Setor de Engenharia aponta que a deterioração da unidade está em grau elevado. Foram transferidos 110 presos para outros presídios do Estado.

O Comando Geral da Polícia Militar reforçou o efetivo de PMs em Esperantina e na região, para garantir a segurança da população e efetuar a captura dos foragidos. A Polícia Civil e a Promotoria de Justiça de Esperantina já foram acionados para investigar a causa e a motivação da rebelião.

Além da Secretaria de Justiça, estão colaborando no caso a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Esperantina, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros órgãos.

O longah.com teve acesso a fotos de alguns dos foragidos. Veja!

NOTíCIA RELACIONADA!

http://longah.com/index.php/destaque/tensao-em-esperantina-motim-na-penitenciaria-com-tiros-e-feridos-48361.html