Os prefeitos das cidades que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Território dos Cocais (CITCOAIS) se reuniram nesta segunda-feira (16). Foi a última reunião ordinária de 2019.

Os consórcios públicos se apresentam como um importante instrumento de cooperação e gestão dos municípios envolvidos, que visam fortalecer as prefeituras com reduzida capacidade administrativa, gerencial e financeira, sobretudo os pequenos Municípios que enfrentam dificuldades para solver problemas estruturais inerentes ao local e à região em que se encontram.

Mas quanto ao Citcocais, especificamente, que tipo de benefício prático ele já proporcionou aos municípios de Porto, Barras, Batalha, Esperantina, Joca Marques, Joaquim Pires, Luzilândia, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí, Madeiro, São José do Divino, Nossa Senhora dos Remédios, São João do Arraial e Campo Largo do Piaui?

É um consórcio, cujas notícias principais são as reuniões que são realizadas em municípios diferentes. O resultado dessas reuniões, do que é debatido e se as ações se concretizaram nunca é divulgado. das duas uma: ou esses prefeitos não valorizam a comunicação ou o Citcocais não tem resultados práticos.

A população precisa ser informada sobre as ações efetivas desse consórcio, afinal é o dinheiro público que está envolvido. Pelas fotos feira pela assessoria de imprensa de Barras, nessa reunião na Terra dos Governadores, houve troca ou distribuição de presentes. De onde saiu o dinheiro para comprá-los? É bom que se esclareça.