Campanha busca arrecadar dinheiro para construção de duas celas em complexo de delegacias

Uma campanha busca arrecadar R$ 60 mil para construção de duas celas no Complexo de delegacias de Piripiri. A iniciativa partiu do promotor de justiça Marcelo Monteiro, que montou um grupo, formado por representantes do poder judiciário, Defensoria Pública e Polícia Civil, com objetivo de arrecadar recursos para a obra.

Marcelo Monteiro justificou a iniciativa informando que na cidade não há cela para abrigar presos. Segundo ele, as pessoas presas em flagrante ficam em uma sala na delegacia e se misturam.

“Não temos cela na delegacia, não temos penitenciária e nem cadeia pública, pois quando o complexo foi construído existia em Piripiri uma cadeia pública, desativada posteriormente. E desde então, não foi construída uma nova cadeia”, contou o promotor.

Delegado, promotor e juiz responsável pela campanha — Foto: Arquivo Pessoal
Delegado, promotor e juiz responsável pela campanha — Foto: Arquivo Pessoal

No documento da campanha, o promotor diz que a juíza da 3ª Vara da Comarca de Piripiri já determinou, numa ação civil pública, que o estado promova a reforma ou a construção de uma nova cadeia pública, com número de vagas suficientes para receber a população carcerária local, mas nada foi feito.

Marcelo pede apoio da sociedade afirmando que não há, atualmente, qualquer plano para, ainda em 2019, se iniciar a construção de qualquer cela em Piripiri pelo Governo do Estado, existindo outras prioridades em relação ao sistema prisional, como a recuperação da penitenciária de Esperantina, por exemplo.

“A sociedade tem se engajado com a causa. Os moradores receberam bem a iniciativa e estamos pedindo o apoio das entidades. Em uma semana de campanha já conseguimos arrecadar R$ 2 mil”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here