Após 8 óbitos, governo prorroga prazo de vacinação da gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país, essa foi a recomendação dada pelo Ministério da Saúde. No Piauí, a prorrogação deve se estender aos municípios que não atingiram a meta de vacinação, já que não serão disponibilizadas novas doses.

Até esta quarta-feira (30), o Piauí atingiu 67,84% de cobertura vacinal, o que representa 468 mil de pessoas vacinadas. A meta é atingir 800 mil pessoas em todo o estado.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Herlon Guimarães, reforça a importância da imunização do público prioritário. “Essa prorrogação mostra que precisamos intensificar nossa meta de vacinação. Pedimos aos grupos prioritários que fiquem atentos ao cronograma e que procurem nas secretarias municipais informações quanto à disponibilidade da vacina nas unidades de saúde”, explica Herlon.

O Estado do Piauí recebeu a totalidade de doses enviadas pelo ministério: 808 mil doses, que foram enviadas para todos os municípios. Mesmo com a prorrogação da campanha, não serão disponibilizadas mais doses aos municípios.

A prorrogação da vacina continua prioritariamente aos grupos a seguir, que são vulneráveis para complicações, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e que pode evoluir para óbito.

Grupos prioritários:

– indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
– crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
– gestantes e puérperas;
– trabalhadores da saúde;
– povos indígenas;
– grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– professores das escolas públicas e privadas;
– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Dados da Influenza

O Piauí notificou 265 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 80 desses foram identificados como Influenza H1N1, com oito óbitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here