Assentamentos de Barras, Cabeceiras e mais 10 cidades vão receber apoio técnico e crédito

O Incra e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) assinaram acordo de cooperação técnica para beneficiar 5.650 famílias de 62 assentamentos, em 12 municípios piauienses. O objetivo da parceria, que terá duração de três anos, é realizar atividades de atualização cadastral, verificação de permanência das famílias beneficiárias nos lotes e ações destinadas à concessão e operacionalização das modalidades do Crédito Instalação.

O acordo foi celebrado no Centro de Referência de Assistência Social de São Miguel do Tapuio, a 225 quilômetros da capital, Teresina. Além do município, onde serão beneficiadas 1.142 famílias assentadas, a atuação conjunta alcançará áreas de reforma agrária de Amarante, Barras, Cabeceiras, Curralinhos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, Pio IX, Teresina e União.

O superintendente regional do Incra no Piauí, Sérgio Viana, explica que não há transferências de valores entre as instituições. “O Incra fará a liberação de recursos do Programa Nacional de Reforma Agrária, como o Crédito Instalação nas modalidades Fomento e o Fomento Mulher, para as famílias assentadas, e o trabalho de assistência técnica é feito pela Emater. O resultado virá através da geração de renda dentro do município e do estado”, disse.

Uma equipe de servidores dos dois institutos está visitando os demais municípios para esclarecer o trabalho a ser realizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here