BARRAS: A quase 15 dias sem água, Bairro Pedrinhas denuncia descaso da prefeitura e pede um poço

BARRAS – No vídeo acima, moradora das Pedrinhas mostra como está a situação do abastecimento de água para metade da população do bairro. Esta situação já se estende por quase 15 dias

Na falta de ações por parte da administração do município, a comunidade reuniu três homens para tentar resolver o problema. Eles fizeram o que estava a seu alcance. Desentupiram os canos e constataram que o problema é em outro lugar: o poço que abastece o bairro não suporta mais a demanda, nem tampouco a bomba consegue conduzir a água até as residências.

“Aqui a bomba funciona só para um lado e para outro não. A água chega só para umas casas e para outras não”, explica moradora identificada como Naiara.

Desde o início do problema que os moradores reclamam e denunciam, mas nenhuma atitude foi tomada pela prefeitura, segundo moradores. Eles querem que o poder público construa um poço para abastecer o lado mais alto das Pedrinhas, onde a água não está chegando.

As Pedrinhas não tem um sistema próprio de abastecimento. A água do bairro vem de um poço que fica dentro de uma escola escola.

Homens reforçaram bomba da escola no ano passado, mas não o problema não foi resolvido. Comunidade precisa de um poço. Foto: divulgação PMB

Além de sofrer com a falta de água, as famílias estão tendo prejuízos financeiros porque têm que pagar um carro para transportar água do Rio Marataoan para as residências.

“A gente não sabe o que fazer mais. As crianças só tomam banho uma vez num calorzão desses e nós estamos pagando para um carro ir pegar água no rio. Só eu já paguei mais de R$ 200 para não deixar faltar água aqui em casa”, disse a moradora.

OUTRO LADO!

Em junho de 2018, a prefeitura noticiou que colocou uma bomba elétrica trifásica de 3 CVs com capacidade de 12 mil litros hora para o sistema de abastecimento d’água do bairro Pedrinhas. E que essa ação resolveria o problema de falta de água para os moradores. Pelo visto, não deu certo.

O longah entrou em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente e o coordenador Manoel Antonio fez o seguinte relato:

” O problema que está existindo nas Pedrinhas, pelo menos que eu saiba, não o abastecimento pra comunidade. É um problema nos banheiros da escola, e que ainda não foi resolvido, porque precisa trocar várias conexões, mas, já foi verificado o problema e segunda feira é pra ser resolvido.
a demora se deve também à demanda do município ser muito grande. Todo dia a equipe tá indo resolver problemas nas comunidades rurais e bairros. Nós não paramos na solução dos problemas de água do município. E nesse período o consumo aumenta, as bombas funcionam quase de forma contínua e em função disso queima muito.
Não é descaso. As Pedrinhas é um bairro grande e nesse ano mesmo foi ampliando um dos reservatórios, dos quatro que a prefeitura mantém lá.
E já foi feito também manutenção em todos os outros também”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here