Cabeceiras, Barras, Batalha, Esperantina continuam em emergência por 180 dias

O governador Wellington Dias decretou estado de emergência em 10 municípios
atingidos por enxurradas causadas pelas fortes chuvas que têm caído no Estado nas
últimas semanas. O decreto nº 18.202 foi assinado, nesta terça-feira (09), e tem validade de 180 dias.
Os municípios abrangidos pelo decreto são: Teresina, Barras, Batalha, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Esperantina, Joca Marques, Luzilândia e São José do Divino.
Wellington considerou que no dia 4 de abril foram registradas precipitações
pluviométricas acima da média histórica em diversos municípios do Estado, em especial os da região Norte, além do fato de que as chuvas intensas e concentradas em pontos específicos vêm produzindo súbitas elevações nos níveis dos rios, riachos, lagoas e córregos.
Ainda de acordo com o decreto, os rios Poti, dos Matos, Longá e Marataoan têm
alcançado índices superiores aos já antes observados, trazendo extremo poder destrutivo para as regiões ribeirinhas causando isolamento em algumas regiões nos municípios de Barras, Batalha, São José do Divino e Esperantina.
Em Cajueiro da Praia centenas de moradores estão sofrendo com alagamentos e os
serviços públicos estão sendo comprometidos, assim como estradas e residências estão sendo destruídas. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução

As fotos e vídeo a seguir mostram situações cotidianas no município de Cabeceiras, onde as pessoas são obrigadas a conviver com as águas  no quintal de casa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here