Com a proximidade do período das queimadas, GAV faz curso de bombeiro civil

Conceição, Rosinete, Thais, Ana, Osvaldo,  Daniel, Felipe, Domingos, Luiz Cruz, Rodrigo, Samara, Erica e Jose. Esta turma – juntamente com Francisco Sampaio – nasceu com uma missão, a de ajudar o próximo. Todos eles fazem parte do projeto Grupo de Resgate Voluntário de Barras que estão sempre se aperfeiçoando para realizar um bom trabalho. Neste final de semana fizeram o curso de bombeiro civil.

Com a proximidade do período de queimadas é essencial que se aperfeiçoem para o difícil trabalho de debelar chamas que muitas vezes atingem as casas. No ano passado foram inúmeros os casos de incêndio que tiveram êxito devido a ação deste grupo.

 

SOBRE O GAV

O projeto Grupo de Resgate Voluntário de Barras é uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, fundada no Município de Barras em 25 de Julho de 2013 que visa a manutenção básica da vida, ao estudo e a prática de ações de salvamento, resgate, primeiros socorros, em emergências provenientes de acidentes de transito, desastres, catástrofes, sinistros e outros eventos onde se faça necessária atividades humanitária de auxílio e socorro a pessoa ou população em geral.

O projeto GAV (Grupo de Resgate Voluntário de Barras) atua por entender que a responsabilidade pelo bem estar social e pela segurançada sociedade não se restringe as esferas governamentais. Somos todos responsáveis, em maior ou menor escala. Muitas vezes o trabalho de voluntários, especialmente quando este trabalho está relacionado a atividades de busca, resgate e salvamento, é considerado como amador. Bom, considerando que a diferença básica entre amadores e profissionais esta na remuneração pelo trabalho e não pela eficiência e competência do desempenho da atividade, podemos dizer que somos sim amadores. Realizamos o trabalho sem retorno financeiro, porém realizamos este trabalho de forma profissional, com fundamento técnico e com base em muito estudo e treinamento.

Objetivos

Atuar em situações de salvamento e emergência que visam a manutenção básica da vida, a prática de ações de salvamento, resgate, primeiros socorros, em emergências provenientes de acidentes de transito, desastres, catástrofes, sinistros e outros eventos onde se faça necessária atividades humanitária de auxílio e socorro a pessoa ou população em geral. Pretendemos fazer um trabalho preventivo e de compromisso com o fortalecimento através de cursos, treinos, capacitação e complementação da ação educativa. O GAV atenderá toda a comunidade.

O município de Barras estar localizado a 125Km da capital do Estado do Piauí Teresina, conta somente com uma equipe do SAMU o município não conta com uma base ou Companhia do Corpo de Bombeiros sendo necessários em casos graves e ocorrências de combate a incêndio, salvamento aquático, salvamento veicular entre outros a população esperar pela chegada de uma equipe da capital, isso leva muito tempo para o deslocamento, o GAV busca reduzir e amenizar o sofrimento dessas pessoas acidentadas, bem como, agir de forma direta em situações de Sinistros e catástrofes e outros eventos, através de cursos, simulações, palestras e treinos. Nos últimos quatro anos o GAV já participou de várias ocorrências de natureza grave; (Incêndios, resgate veicular, segurança no transito, etc).

Não podemos tapar o sol com a peneira, mas devemos agradecer a Deus pelos nossos olhos e ouvidos, pois com eles podemos ver e ouvir a triste realidade que está na nossa frente e alterá-la para melhor com empenho e trabalho. Mãos à obra:

DEIXE UMA RESPOSTA