Facebook e Instagram e seus sites e aplicativos saem do ar no mundo todo

As redes sociais Facebook e Instagram registram uma queda parcial em todo o mundo desde as 13h desta quarta-feira (hora de Brasília), afetando tanto seu site para desktops como seus aplicativos de celular, segundo relataram usuários nos sites Outage Report e Downdetector e confirmou a empresa de Mark Zuckerberg: “Estamos conscientes da situação”, disse o Facebook.

Em ambos os casos, os problemas de conexão começaram a ser notados pouco antes das 13h (hora de Brasília), atingindo Europa, América, Índia, Malásia e Filipinas. Ao contrário de outras ocasiões, não se trata de um bloqueio completo – os usuários afetados em geral podem continuar acessando os aplicativos, mas algumas funções, como mandar e receber mensagens e compartilhar conteúdos, não estão disponíveis.

No caso do Instagram, plataforma que é propriedade do Facebook, os usuários sofrem problemas ao não conseguirem abrir o aplicativo para celulares, em 32% dos casos, seguido da impossibilidade de publicar fotos, que afeta 24% dos avisos ao Outage Report. Os problemas se centram na publicação de novos conteúdos e na seção Stories.

No caso do Facebook, uma das funções mais afetadas é seu serviço de mensagens privadas, o Messenger (que dispõe de seu próprio aplicativo para celulares). “O Facebook não está disponível neste momento porque estamos realizando tarefas de manutenção. Tente entrar em sua conta dentro de alguns minutos”, diz uma mensagem quando o usuário tenta acessar a versão Web. Com Facebook, Messenger e Instagram funcionando a meio gás, também foram notados problemas no WhatsApp (da mesma companhia), segundo os usuários. As buscas que mais cresceram nas últimas horas no Google incluem consultas sobre todos os serviços, incluindo sobre o aplicativo de mensagens: “O WhatsApp não me deixa enviar fotos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here