Matrículas da rede estadual precisam ser confirmadas. Prazo se encerra na sexta (5)

Após o encerramento das matrículas online para o período letivo de 2018, referente às escolas regulares, os estudantes têm até a próxima sexta-feira (5) para realizar a confirmação das mesmas nas escolas da rede estadual de ensino. As aulas iniciam no dia 19 de fevereiro e as escolas poderão adaptar seus calendários conforme eventos internos e externos, como a Copa do Mundo.

Segundo o Edital nº 018/2017, após a matrícula online realizada em dezembro, a matrícula deve ser efetivada na unidade de educação escolhida pelo aluno, no período de 2 a 5 de janeiro de 2018. Nesta data também finaliza a confirmação da renovação de matrículas dos alunos que já frequentam as escolas e também daqueles que serão remanejados.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), Ana Rejane, explica que o os calendários das escolas regulares e das escolas de Tempo Integral da Seduc estão prontos e publicados desde novembro de 2017.

“Nossas escolas já estão na fase final de matrículas, confirmando quem realizou a matrícula online e realizando a renovação dos alunos que já estavam em nossa rede. Também orientaremos os diretores da possibilidade dos mesmos adaptarem o calendário escolar de acordo com as necessidades internas e eventos externos, como a Copa do Mundo, sem nenhum prejuízo de horas e dias letivos”, destaca a diretora.

Assim como no ano anterior, as matrículas puderam ser feitas nas etapas e modalidades de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Proeja. Algumas escolas da rede estadual realizaram exame classificatório devido a grande demanda, com os alunos sendo definidos por seleção.

Tempo Integral
A confirmação da matrícula na modalidade Tempo Integral deve ser realizada entre os dias 08 a 12 de janeiro nos Centros de Educaçao de Tempo Integral (CETI). Implantado em 2009, o Tempo Integral foi expandido de forma gradativa na rede pública de Ensino.  Inicialmente, 14 unidades de ensino funcionavam nessa modalidade, atendendo mais de quatro mil alunos.

No CETI Pequena Rubim, na zona Norte de Teresina, foram formadas 16 turmas, sendo seis do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com 25 alunos cada e dez turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com 35 alunos cada, num total de 500 alunos.

A secretária da Educação, Rejane Dias, relata que esse trabalho integrado de gestores, professores e alunos mostrou que o programa estava dando certo e trazendo qualidade para o ensino do Estado.

“Em 2017, 69 escolas da rede estadual trabalharam em regime de Tempo Integral, atendendo cerca de 30 mil alunos. Para 2018, a Seduc conseguiu a adesão de 10 novas escolas que ofertarão vagas para estudantes que irão cursar o 1º ano do Ensino Médio”, conclui a secretária.

Clique aqui e confira o Calendário Escolar 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here