Mutirão realiza 50 procedimentos cirúrgicos pediátricos em Esperantina

Durante os dias 14 e 15 de junho, o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman (HEJH), em Esperantina, recebeu, pela primeira vez, o Mutirão de Cirurgias Pediátricas. Ao todo, foram realizados 50 procedimentos em crianças com a faixa etária de oito meses a 14 anos. Todos os pacientes passaram por uma triagem, entre consultas pré-operatórias e exames laboratoriais.

De forma lúdica, as crianças ganharam o Certificado de Herói/Heroína por enfrentar a “temida” agulha e entraram para o grupo de Super Heróis Secretos do HEJH.

Foram realizados procedimentos de hérnias inguinal e umbilical epigástrica, postectomia (cirurgia de fimose) e remoção de cistos, entre outros. Participaram do mutirão os cirurgiões pediátricos Ivo Lima e Bruno Pinheiro, dois anestesistas e equipe de enfermagem. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro, Barras, Morro do Chapéu, São José do Divino.

O diretor do hospital, Davyd Basílio, destaca que, desde 2015, a unidade trabalha para a melhoria da assistência aos pacientes. “Ver essas crianças serem atendidas de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais trabalharam com todo o empenho e dedicação para que este mutirão fosse um sucesso”, declarou.

Basílio destaca que a realização do mutirão ajuda no atendimento dos pacientes de toda a região. “Sabemos que, quanto mais investimentos fizermos, melhor será realizado o nosso trabalho. Com tudo isso, a viabilidade de acesso para o território evita que esses pacientes tenham que ser regulados para Teresina, descentraliza o serviço e dá comodidade pois os procedimentos são feitos na região, evitando esse deslocamento. Consequentemente, há uma melhor assistência prestada”, analisa.

Ccom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here