Presos furam teto de cela, mas fuga é frustrada em presídio do Piauí

ma tentativa de fuga foi frustrada na tarde de quinta-feira (07), na Casa de Custódia de Teresina, na zona Sul da cidade e fez com que a direção do presídio determinasse o fechamento dos portões de acesso e laterais.

Cerca de 10 detentos do Pavilhão E, furaram um buraco no teto da cela e tentaram fugir pelo buraco feito com pedaços de ferro. Os presos foram descobertos por agentes penitenciários no momento em que fugiam e tiveram que voltar pelo mesmo acesso.

O túnel foi feito, provavelmente, por uma semana, sem que a vigilância tivesse percebido. A ação aconteceu por volta das 14h30, mas foi abortada por agentes penitenciários. De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), os detentos vão permanecer na Casa de Custódia e não serão transferidos.

Os presos tiraram pedaços de ferros das grades das celas, fizeram uma espécie de escada humana até chegar na laje e sair pelo túnel. A Sejus deve abrir um inquérito para investigar a tentativa de fuga. Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a tentativa de fuga mostra a falta de infraestrutura na Casa de Custódia, assim como todo sistema prisional do Piauí e a omissão da Secretaria de Justiça.

Sejus reforça segurança da Casa de Custódia

A equipe de segurança da Casa de Custódia de Teresina abortou, no início da tarde desta quinta-feira (7), uma tentativa de fuga de 10 presos da unidade. O presídio está com segurança reforçada. De acordo com o gerente adjunto da Custódia, Reginaldo Ribeiro, os presos cavaram um buraco na laje de uma das celas do pavilhão E, mas foram impedidos de fugir pelos policiais militares do Grupo de Intervenção Prisional, agentes penitenciários e pela guarda militar do presídio.

Equipe das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e a Força Tática da PM também deram apoio na parte externa da Custódia. Os presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados em outro pavilhão. Uma vistoria estrutural e conferência foram realizadas, após o ocorrido, e o buraco já foi tampado. Segundo a gerência, o presídio está em ordem.

No início da semana, em reunião com as diretorias de Inteligência e Proteção Externa e de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, o secretário Daniel Oliveira determinou o reforço da segurança no sistema durante o feriado e nos próximos dias. “Estamos agindo preventivamente, de modo a evitar que os presos causem distúrbios. A ação rápida da equipe da Custódia, dentro de nosso planejamento de segurança, foi fundamental para impedir a fuga”, pontua Oliveira.

Image title

Image title

Image title

Image title

DEIXE UMA RESPOSTA