Região de Barras terá o Carnaval mais seco dos últimos anos

Pelo buraco da ponte é possível notar o grau de estiagem pela qual o município de Barras e demais municípios da região Norte vem passando. Os carnavais de Barras são conhecidos no Piauí pelos banhos que oferece e que são um dos principais atrativos para a acidade, mas este ano a situação é diferente. Os rios secos e impróprios para banho vão ajudar a esvaziar a cidade cujo carnaval já vem decadência desde os últimos dois anos anteriores.

Deixando o Carnaval de lado, a população que sobrevive da agricultura já vem sofrendo na pele os efeitos climáticos. O governo federal tenta amenizar o problema através do Programa Garantia Safra, que uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores  familiares localizados na região Nordeste e em alguns estados de outras regiões.

Existem prefeitos que tentam enganar os agricultores fazendo politicagem dizendo que a distribuição deste dinheiro é de iniciativa da Prefeitura, o que não é verdade. Não existe contrapartida do poder municipal no Garantia Safra. Toda a quantia distribuída aos agricultores vêm dos cofres federais.

DEPUTADO DISCUTE PROBLEMA DA SECA COM GOVERNADOR

5cde5c9533_media (1)

No final da manhã desta terça-feira (12), o governador Wellington Dias esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, no Palácio de Karnak.

Dentre as várias pautas tratadas, os gestores debateram o problema da falta de água em municípios da região Norte do Estado. “Tratamos a respeito de vários assuntos, principalmente, sobre a seca, a falta de chuva que atinge municípios da região Norte. Se no Norte está assim, imagina nos municípios do semiárido”, comentou o deputado.

Outros temas discutidos no encontro dizem respeito aos projetos do Executivo a serem encaminhados e apreciados pela Assembleia, bem como sobre as emendas parlamentares.

O presidente destacou a importância das emendas parlamentares para levar obras de melhorias para a população. “Por exemplo, tem deputado que deseja destinar emenda parlamentar levando água para determinada comunidade; outro deseja levar carro da Segurança Pública onde ainda não tem. Por isso é importante se fazer um cronograma para a sua liberação”, explicou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here