Taxa de água e esgotamento passa por reajuste de 9,21% em julho

Water tap

A Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) foi autorizada a reajustar e recompor os valores das tarifas de água e esgotamento sanitário no percentual de 9,21%. A medida começa a ser implementada no dia 1° de julho deste ano e passa a valer por, no mínimo, um ano. A autorização, publicada em Diário Oficial do Estado, foi concedida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados Do Estado Do Piauí (Agrespi).

Inicialmente o valor de atualização nas tarifas de água e esgoto proposto pela Agespisa era de 10,02%, com outros preços para o interior do estado. A empresa acabou diminuindo o valor após solicitação da documentação feita pela Agrespi, que acabou aprovando o percentual um pouco mais reduzido.

Na publicação, a Agrespi exige, em contrapartida ao aumento da taxação, melhorias no controle e perda de água, implantação de plano de eficiência energética e ainda programas de recuperação de crédito. A qualidade da água também foi apontada como fator que deve ser melhorado.

Ainda de acordo com a publicação, o aumento da taxa atende a “frustração de ingresso de receita” da Agespisa  de agosto a novembro de 2018, quando não houve reajustes. No pedido de reajuste à Agrespi, a empresa apresentou nota técnica alegando ter tido prejuízo de mais R$ 5,5 milhões nesse intervalo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here