Tradição viva do Reisado da Boa Hora-PI atrai e encanta pela história que sobrevive

A festa é marcada pelas cantorias e apresentações de  grupos que saem em procissão e visitam as casas dos pagadores de promessas que obtiveram alguma graça

Todos os anos, o município de Boa Hora, localizado a 156 quilômetros de Teresina, transforma-se de 31 de dezembro até 6 de janeiro, período em que se celebram os três Reis Magos: Gaspar, Baltazar e Belchior. A tradição secular está sendo preservada na cidade que realizou o Festival de Reisado, uma festa popular onde fé e cultura se misturam.

A festa é marcada pelas cantorias e apresentações de  grupos que saem em procissão e visitam as casas dos pagadores de promessas que obtiveram alguma graça após solicitarem a intercessão dos três Santos Reis.

Os grupos, em sua maioria, são integrados pelo sanfoneiro, mandador, duas cantadeiras e três caretas que, geralmente, usam fantasias fabricadas com palhas, tecidos coloridos e fitas. Todos os personagens cantam, dançam e representam pequenos atos, como: abrição de porta, entrada, louvação ao Divino, chamadas do Rei e a morte do boi, que marca o encerramento do folguedo.

Em Boa Hora, não é difícil encontrar pessoas que foram curadas pelos Santos Reis e que ajudam a passar a tradição de geração para geração, sendo anunciantes das dádivas recebidas.

O programa Clube Rural, da Tv Clube que gravou matéria no no município, foi ao ar neste domingo (06).  Confira aqui matéria exibida pela TV Clube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here