No total, o guia lista 25 cachoeiras no Piauí, com breve resumo da localização, dificuldade de acesso, entrada e dicas para aproveitar melhor o ponto turístico.

O Piauí tem mais de 20 cachoeiras espalhadas por diversas regiões que são opções de ecoturismo durante todo o ano, inclusive, no Carnaval. Parte delas foram compiladas em um guia turístico (acesse o guia) idealizado pelo publicitário Eudes Júnior a partir da necessidade de obter informações de atrativos e potenciais do estado em um só lugar e com mais riqueza de detalhes.

“Toda vez que a gente queria saber algo sobre algum lugar ou fazer uma visita, não sabia como chegar e tinha que perguntar a alguém que já tivesse ido. Vendo isso, resolvemos criar um material rico em detalhes, com informações de como é, o que pode ser feito, como chegar, se dá pra chegar ou não. Com base nessa dificuldade que tínhamos de viajar pelo Piauí e não conseguíamos, desenvolvemos esse projeto que reúne várias opções de ecoturismo”, explica o publicitário.

No total, o guia lista 25 cachoeiras no Piauí, com breve resumo da localização, dificuldade de acesso, entrada e dicas para aproveitar melhor o ponto turístico. A maioria delas tem entrada gratuita e é de fácil acesso. Já em outras, o acesso é mais complicado, sendo necessário caminhadas longas ou veículos 4×4.

“Algumas cachoeiras listadas no guia são muito conhecidas; outras não. Nisso, o que é gratificante é que depois do projeto, a gente conseguiu um aumento no número de visitantes. Recentemente, fomos conferir a cachoeira da Bica, em Capitão de Campos, e lá estava repleta de gente. Encontramos com quatro pessoas que foram lá porque viram o projeto. A ideia é fomentar o turismo no Piauí”, disse o publicitário.

Entre as maravilhas naturais que estão sendo redescobertas pelos turistas estão a cachoeira de Saquarema, em Capitão de Campos, e a cachoeira dos Picos, em São Pedro do Piauí, paraísos que até pouco tempo só eram frequentados por nativos.  Eudes Júnior espera que o guia desperte o interesse em investimentos no turismo por parte do poder público, bem como de empreendedores e da própria comunidade.  Para este ano, o publicitário pretende ainda lançar o guia Cachoeiras do Piauí em forma de aplicativo para celular.

 

CACHOEIRAS NO PIAUÍ E DIFICULDADES DE ACESSO
FÁCIL ACESSO:

CACHOEIRA DA CAMPEIRA- ALTO LONGÁ

CACHOEIRA DA FORMOSA- UNIÃO

CACHOEIRA DO COVÃO- CASTELO DO PIAUÍ

CACHOEIRA DO TINGIDOR- JUAZEIRO DO PIAUÍ

CACHOEIRA DO ROSÁRIO OU PIGOITA- NOVO SANTO ANTÔNIO

CACHOEIRA DOS ALMEIDAS- BATALHA

CACHOEIRA DO XIXÁ- BATALHA

CACHOEIRA DA FAZENDA VELHA- VALENÇA DO PIAUÍ

CACHOEIRA DO URUBU- ESPERANTINA

CACHOEIRA DA PEDRA NEGRA- JATOBÁ DO PIAUÍ

CACHOEIRA DO RIACHÃO- PIRACURUCA

CACHOEIRA DO BOTA FORA- PIRIPIRI

CACHOEIRA DAS FURNAS- JATOBÁ DO PIAUÍ

CACHOEIRA LAGOA GRANDE- NOVO SANTO ANTÔNIO

CACHOEIRA DO ENGENHO VELHO- COCAL

 

MÉDIO ACESSO:

CACHOEIRA DA BICA- JATOBÁ DO PIAUÍ

CACHOEIRA DAS CORUJAS- NOVO SANTO ANTÔNIO

CACHOEIRA ROÇA VELHA- NOVO SANTO ANTÔNIO

CACHOEIRA DOS PICOS-SÃO PEDRO DO PIAUÍ

CACHOEIRA DO SALTO LISO- PEDRO II

CACHOEIRA DE SANTO ANTÔNIO- SÃO FÉLIX DO PIAUÍ

CACHOEIRA DA LEMBRADA-BURITI DOS MONTES

DIFÍCIL ACESSO:

CACHOEIRA DA SAQUAREMA- CAPITÃO DE CAMPOS

CACHOEIRA DO URUBU-REI- PEDRO II

CACHOEIRA DAS ARRAIAS- CASTELO DO PIAUÍ