O governador Wellington Dias (PT) , informou , com exclusividade, ao Grupo de Comunicação Meio Norte (GCMN), na tarde de domingo (13), que  Piauí e os outros Estados do Consórcio do Nordeste serão beneficiados com o acordo da Bahia para comprar 50 milhões de doses da vacina da Rússia contra a Covid-19, a Sputinik V. Segundo ele, o Comitê Científico do Consórcio do Nordeste vai acompanhar a aplicação em fase de testes da vacina Sputinik V contra a Covid-19 em Salvador (BA).

Ele informou que o Piauí além da participação do acordo com a Rússia, também está com outros Estados participando de acordos para usar uma vacina da Rússia, dos Estados Unidos, e uma do Reino Unido, a da Universidade de Oxford. 

“O Piaui, junto com a Bahia, e Estados do Consórcio Nordeste, estaremos sendo beneficiado do acordo para acompanhar a fase de testes, que será em Salvador, mas acompanhado por cientistas do Nordeste, com a vacina Sputinik, e também uma vacina dos Estados , China e Oxford do Reino Unido”, declarou o governador Wellington Dias.

O Governo da Bahia oficializou o acordo de cooperação com o Fundo Soberano da Rússia (RDIF) para adquirir até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19.

A informação foi confirmada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Os testes da parceria devem começar em outubro, mas ainda dependem da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).