Anúncio
PESSOAS DESAPARECIDA

Piripiri na lista das cidades que serão ponto de coleta de DNA

Campanha idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública

09/06/2021 09h46Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: portaldecampomaior
123

Aconteceu, nesta segunda-feira (7), o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, no Piauí. Campo Maior, será um pontos de coleta de material, na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Além de Campo Maior, outras cidades serão pontos de coleta como Teresina, Parnaíba, Piripiri, Pedro II, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

A campanha é idealizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A iniciativa ocorrerá de 14 a 18 de junho e será efetivada de forma integrada, de modo a oferecer diversos locais em todas as Unidades da Federação, para que familiares de pessoas desaparecidas possam se dirigir e doar material genético ou entregar algum item de uso pessoal do desaparecido.

Baseada em experiências exitosas nacionais e internacionais, a Campanha tem como objetivo principal coletar materiais biológicos de familiares de pessoas desaparecidas com o intuito de realizar busca no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

De forma totalmente voluntária, a coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de 1° grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos; irmãos.

O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como: escova de dentes, escova de cabelo, aparelho de barbear, aliança, óculos, aparelho ortodôntico, dente de leite, amostra de cordão umbilical. Esses materiais também poderão ser entregues nos pontos de coleta da Campanha.

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), integra a campanha. No âmbito do MPPI, a promotora de Justiça e coordenadora do CAOCRIM, Luana Azerêdo, foi designada para a coordenação do Grupo de Trabalho do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (do PLID).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias