INTESTINO GROSSO

Papa Francisco passa por cirurgia para alargar cólon. Entenda!

Estenose dificulta a passagem das fezes

04/07/2021 20h53Atualizado há 3 meses
Por: Redação
Fonte: g1
Imagem do Papa em 4 de julho de 2021, durante a celebração de domingo, antes de ir para o hospital onde foi operado. — Foto: Reuters
Imagem do Papa em 4 de julho de 2021, durante a celebração de domingo, antes de ir para o hospital onde foi operado. — Foto: Reuters

Papa Francisco foi internado em um hospital de Roma, neste domingo (4), para uma cirurgia no intestino grosso. Segundo o Vaticano, o procedimento foi necessário por causa de uma "estenose diverticular do cólon".

 

A cirurgia do Papa Francisco, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite deste domingo (4). O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã de hoje para uma cirurgia no intestino grosso.

 

O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o "Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral".

 

A operação, que já estava agendada, foi realizada para reparar um estreitamento no cólon (estenose), que dificulta a passagem das fezes.

 

 

Imagem do Papa em 4 de julho de 2021, durante a celebração de domingo, antes de ir para o hospital onde será operado — Foto: Andreas Solaro / AFP

Imagem do Papa em 4 de julho de 2021, durante a celebração de domingo, antes de ir para o hospital onde será operado — Foto: Andreas Solaro / AFP

 

O que é estenose diverticular do cólon?

 

Para compreender o que é "estenose diverticular do cólon", é preciso saber o significado de "divertículo".

Imagine que o intestino seja um cano. Na terceira idade, é comum que apareçam "saquinhos" na parede desse tubo — eles surgem principalmente pelo enfraquecimento natural dos tecidos. Essas tais "bolsas" são os divertículos.

"Depois dos 60 anos, praticamente 100% dos idosos têm esse problema, em maior ou menor grau. Nem todos apresentarão sintomas: alguns têm dor, outros desenvolvem complicações maiores", explica Juliano Barra, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF).

"Quando há inflamação, chamamos de diverticulite, que é um quadro agudo a ser tratado com remédios via oral ou endovenosa. Caso chegue a ter perfuração ou sangramento do intestino, o paciente precisará de cirurgia com urgência."

O médico explica que essas inflamações deixam uma cicatriz no intestino, fazendo com que a parede dele fique mais dura e grossa. "Se isso se repete, uma vez atrás da outra, o 'cano' que tinha 5 centímetros de calibre passa a ter 1 ou 2 centímetros."

É essa estreitamento do órgão que recebe o nome de "estenose".

 

Quais os sintomas?

 

Quando o paciente tem estenose, o intestino fica mais estreito, e as fezes enfrentam dificuldade para passar pelo "tubo".

 

"Geralmente, a pessoa passa a ter dores e problemas para evacuar", diz Barra.

 

Segundo o Vaticano, a operação do Papa Francisco já estava agendada. Ou seja: provavelmente, não é um quadro agudo.

"Ele já devia estar sofrendo com dores há tempos. Por isso, a equipe médica optou pela cirurgia", afirma o especialista do Sírio-Libanês.

 

Como funciona a operação?

 

Usando mais uma analogia: se uma mangueira estiver entupida, será preciso cortar o pedaço do tubo que está mais estreito, tirá-lo e juntar as duas extremidades que ficaram soltas.

Fachada do Hospital Gemelli, onde o Papa passará por cirurgia no intestino — Foto: Reuters

Fachada do Hospital Gemelli, onde o Papa passará por cirurgia no intestino — Foto: Reuters

 

A cirurgia para tratar a estenose diverticular do cólon funciona desse mesmo jeito.

 

"É um procedimento resolutivo. Tirando a parte que está doente, o problema é sanado", afirma 
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 14h46
36°
Nuvens esparsas Máxima: 37° - Mínima: 24°
37°

Sensação

11 km/h

Vento

33%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias