BOAS IDEIAS

Você já ouviu falar em permuta imobiliária? Entenda aqui!

Pode ser a troca de um ou mais bens com valor do mercado imobiliário

13/07/2021 15h42Atualizado há 4 meses
Por: Redação

 

Como funciona a permuta de imóveis?

 

Diferente da compra e venda, a permuta de casa e apartamento em Teresina não se faz necessário que o pagamento seja feito por meio do dinheiro e sim por meio de bens equivalentes ao imóvel. Vale ressaltar que a maioria das permutas não ocorrem na troca por imóveis de mesmo valor, já que fatores como a localização do mesmo influenciam de maneira importante no valor de mercado imobiliário.

 

Porém, há também a possibilidade de negociar uma possível diferença em dinheiro, sendo essa uma opção usada em qualquer tipo de imóvel, seja casa, apartamento, lote ou imóvel na planta. É possível também que se faça um contrato de permuta de um lote para construção de um condomínio em troca de imóveis depois que o empreendimento seja finalizado.

 

Existem duas maneiras comuns de realizar a permuta de imóveis:

 

                mediante a troca de um ou mais bens com valor do mercado imobiliário;

                ou mediante a um ou mais bens com pagamento de um valor adicional.

 

Dos tipos de contrato, os mais comuns e por consequência os que têm também maior chance de aquisição, são os que proporcionam ao vendedor receber além do imóvel, um valor em dinheiro que pode equivaler de 50% à 60% do valor do bem combinado. Porém, mesmo em casos em que o valor equivalente seja mais alto, também é mais difícil de se realizar o fechamento de negócio.

 

 

Quais são os bens aceitos no contrato de permuta?

 

Um imóvel sob a prática da permuta envolve tudo que possa ser agregado por meio dele de forma natural e artificial, por exemplo, unidades habitacionais, galpões e construções de condomínios para instituições. Neste caso, há um tipo de contrato que pode ser executado dentre as circunstâncias:

 

                casas ou apartamentos já concluídos ou para construir;

                lote proveniente com divisão de terreno;

                prédio construído com a finalidade de venda como unidade isolada ou autônoma;

                unidade que não pertence a nenhuma imobiliária;

                terreno proveniente de loteamento;

                terreno com ou sem construção comprado para finalidade de venda.

 

Ou seja, uma permuta imobiliária não pode envolver qualquer outro tipo de bem e recurso, como ações, prestações ou automóveis na negociação.

 

O que é avaliado em uma permuta imobiliária?

 

Há muitas dúvidas sobre o que é avaliado na compra de imóveis com permuta, vale ressaltar que não basta os imóveis possuírem as mesmas características, outros fatores também são avaliados e isso vale para apartamento, casas à venda em Teresina. Além da metragem, quantidade de cômodos e infraestrutura, outros pontos também fazem com que o preço aumente ou diminua em relação ao outro:

 

 

Localização

 

O bairro onde o imóvel está localizado está relacionado à infraestrutura da região. Por isso, as condições de asfaltamento, iluminação, sinalização, transporte público, arborização e comércios são levadas em conta na hora de avaliar um imóvel.

 

Acabamento

 

Esse é um dos fatores mais importantes no momento de avaliação, pois o acabamento reflete diretamente na valorização do imóvel e no conforto dos moradores. Isso porque se o imóvel foi construído com materiais de qualidade, não dependerá de manutenção, reparos e reformas, por exemplo. Além disso, madeiras nobres, mármore, cerâmica e porcelana são materiais que valorizam ainda mais o imóvel.

 

Idade do imóvel

 

Em uma avaliação de permuta, a idade do imóvel é levada em consideração. Além disso, é verificado também as características edificantes e tecnológicas incluídas no imóvel. Por isso, a idade de um imóvel é de extrema importância na hora da negociação, quanto mais moderno e sofisticado for, maior será o valor agregado a ele.

 

Especulação imobiliária

 

A avaliação de uma permuta de um imóvel deve ser feita com cautela, para evitar problemas, por isso é importante a presença de um profissional do mercado imobiliário que seja de confiança para esclarecer o preço estabelecido pelo mercado.

 

Documentos necessários para a permuta

 

Como em qualquer negociação imobiliária, na aquisição de imóveis com permuta também é necessária a documentação de todas as partes envolvidas. Aqui, destacamos a importância de um profissional da área, para fazer uma pesquisa antes sobre a situação do imóvel, documentos e certidões que comprovem a regularidade do bem que pretende adquirir por meio da permuta. Essa análise de documentação é essencial para identificar possíveis inadimplências, penhoras ou ações judiciais que possam comprometer a negociação.

 

Documentos dos vendedores:

 

                RG e CPF;

                Comprovante de vínculo empregatício;

                Certidão de casamento dos vendedores;

                Comprovante de residência;

                Caso seja uma pessoa jurídica - necessária a cópia do contrato social e alterações e comprovante emitido pela Junta Comercial a menos de 30 dias. RG e CPF dos sócios administradores.

 

Documentos dos compradores:

 

                 RG e CPF;

                Comprovante de vínculo empregatício;

                 Caso seja uma pessoa jurídica - necessária a cópia do contrato social e alterações e comprovante emitido pela Junta Comercial a menos de 30 dias. RG e CPF dos sócios administradores;

                Certidão de casamento das partes envolvidas;

                Comprovante de residência.

 

Documentos do imóvel:

 

                Certidão completa de matrícula obtida no Registro de Imóveis, emitida nos últimos 30 dias;

                Certidões ônus referente ao imóvel, obtidas no Registro de Imóveis, emitida nos últimos 30 dias;

                Comprovantes de IPTU do último ano pagos;

                CCIR, certidão de ITR e do IBAMA quando o imóvel estiver localizado em zona rural, dentro do prazo de validade;

                Impostos e taxas pagas.

 

Se você quer comprar um imóvel por meio de permuta é importante considerar a ajuda de uma imobiliária. Assim você evita prejuízos e garante mais segurança durante a negociação. Visto que são muitos os cuidados para não acabar tendo prejuízos com esse tipo de compra. Por exemplo, é ideal saber avaliar o bem que você está ofertando para troca.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como funciona a permuta na compra de imóveis!

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 08h06
27°
Muitas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 24°
29°

Sensação

13.1 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Redes sociais longah
LEO 300X250
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias