RISCO

Tsunami no Brasil? Como vulcão espanhol ameaça país

Caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami

16/09/2021 20h29Atualizado há 4 semanas
Por: Redação

O vulcão Cumbre Vieja, situado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, está com sinal amarelo para o risco de erupção. É o segundo nível de alerta em uma escala de quatro.

De acordo com informações da revista Oeste, se o vulcão entrar em erupção poderá provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com forte impacto no Brasil, nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo o Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha, nos últimos dias foram registrados sismos na ilha de La Palma, demonstrando a atividade do vulcão Cumbre Vieja, que até então estava adormecido.

O responsável pelo IGN nas Ilhas Canárias, María José Blanco, concedeu entrevista ao jornal elDiario.es e explicou que todos os sistemas vulcânicos apresentam esse tipo de fenômeno, no entanto, na maioria dos casos não há erupções.

Em entrevista ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que, caso haja a erupção do vulcão, não há certeza que será gerado um tsunami:

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima," afirmou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 15h05
36°
Nuvens esparsas Máxima: 36° - Mínima: 25°
39°

Sensação

9 km/h

Vento

39%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias