TELEJORNALISMO

Jornalista Maria Carcará publica livro sobre telejornalismo ambiental

Ela aborda o telejornalismo ambiental e o saneamento básico

27/09/2021 16h06Atualizado há 2 meses
Por: Redação

A jornalista Maria Carcará comemora esta segunda-feira (27/09) a publicação do livro de sua autoria em conjunto com o pós-doutor José Machado Moita Neto. O livro aborda o telejornalismo ambiental e saneamento básico. Foi resultado de quatro anos de pesquisa de doutorado envolvendo visitas a municípios piauienses (Parnaíba, Barras, União, Teresina, Picos, Oeiras, Floriano e Corrente) para verificar o repertório de informações da população sobre saneamento básico.

Depois da pesquisa de campo, analisou notícias! "Apesar de ser um livro científico, a leitura é envolvente porque desvenda estratégias utilizadas pelo telejornalismo para prender e garantir a fidelidade do telespectador. O livro nos faz ver que somos telespectadores distraídos e que somos alvo fácil para essas estratégias que muitas pessoas nem imaginam que existem", diz Maria Carcará.

Ela conta que muito material do livro já foi publicado em forma de artigos científicos em periódicos ou constam no anais de eventos que ela participou. "É um compilado e tudo que já pesquisei. No último capítulo criamos um modelo de análise de notícias de televisão voltado para o jornalismo ambiental. Muito interessante e prático".

"Pesquisa científica é vício. Depois que você inicia não para mais", destaca Maria Carcará! 

Veja um aperitivo do livro no LINK

SOBRE A AUTORA

Maria do Socorro Monteiro Carcará é jornalista graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Diplomou-se também como Tecnóloga em Gestão Ambiental. É especialista em Imagem e Publicidade. Fez mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/ Rede Prodema). Professora, já lecionou nos cursos de comunicação social da Universidade Estadual do Piauí, no curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – campus Floriano, e hoje trabalha como professora substituta de Jornalismo na UFPI.

É pesquisadora dos temas: jornalismo, meio ambiente, televisão, jornalismo ambiental, saneamento básico, controle social, e cidadania. Como jornalista atuou como assessora de imprensa em diferentes órgãos do Piauí, foi repórter e editora em jornal, rádio e coordenadora de conteúdo de emissora de televisão regional. Entusiasta do jornalismo regional, atualmente é diretora de jornalismo de um portal de notícias da região do Baixo Parnaíba Piauiense, o www.longah.com.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 08h47
27°
Céu encoberto Máxima: 37° - Mínima: 24°
30°

Sensação

7 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias