AVANÇO

Enfermeiros de Barras já podem prescrever medicamentos e solicitar exames

Secretária de Saúde Luana Lages assinou portaria que garante o direito desses profissionais

08/10/2021 11h59Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: ASCOM/PMB
secretária Luana Lages com profissionais da secretaria de Saúde e representantes do Coren-PI
secretária Luana Lages com profissionais da secretaria de Saúde e representantes do Coren-PI

A secretaria de saúde, Luana Pinheiro Lages, assinou a portaria que permite ao profissional de enfermagem prescrever e a transcrever medicamentos, além da solicitar exames de rotina e complementares pelos enfermeiros na atenção básica nas unidades assistenciais públicas de saúde do município.

A portaria tem o objetivo de normatizar a consulta de enfermagem. Agora, o enfermeiro pode solicitar exames complementares de rotina e de seguimento do paciente desde que enquadrados nos programas de saúde pública do município e dos protocolos estabelecidos pelo Ministério de saúde.

"Essa portaria assinada permite que os profissionais de Enfermagem atuem de acordo com as resoluções de normatização vigentes. Estamos legitimando um direito que é deles", disse a secretária Luana Lages.

A prescrição e transcrição de medicamentos tanto quanto a solicitação de exames de rotina ou complementares pelo enfermeiro deverão ser realizadas em receituário padronizado da Secretaria Municipal de Saúde de barras identificadas com carimbo e o número da inscrição do Conselho Regional de enfermagem Coren Piauí.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 09h47
27°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 24°
30°

Sensação

9 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias