PESAR

Morre o escritor Wilson Carvalho Gonçalves aos 98 anos

Imortal Dilson Lages lamenta a perda de dois componentes da APL

15/10/2021 13h34Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: MEIONORTE

Morreu na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, o acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves, aos 98 anos de idade. Pai da  artista plástica, Josefina Pacheco Gonçalves. O velório  acontece na Pax União e o sepultamento será às 17h no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Na quinta-feira, 14 de outubro, o Piauí foi tomado pela notícia do falecimento do, também escritor e acadêmico, Manoel Paulo Nunes, aos 96 anos de idade. Que deixou um legado na cultura piauiense, assim como Wilson Carvalho Gonçalves. A Academia Piauiense de Letras(APL) perde em dois dias, dois de seus acadêmicos.

Wilson Carvalho, é o quinto e atual Ocupante da Cadeira nº 12 da APL. Foi professor e escritor, tendo nascido no dia 21 de abril de 1923. Formado pela Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro, foi secretário da Interventoria Federal do Piauí, nomeado por ato do Interventor federal em 1943. Foi coordenador da ESAF- PI – Escola Superior de Administração Fazendária no Piauí. Conselheiro do CRIAF – Conselho Integrado da Administração Fazendária (MF). Membro do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (três mandatos). Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Federal, além de inúmeros outros cargos.

Obras publicadas

Entre as obras publicadas, Os Homens que Governaram o Piauí, 1989; Teresina – Pesquisas Históricas, 1991; Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1ª e 2ª edições, editadas, respectivamente, em 1992 e 1993; Vultos da História de Barras, 1994; Roteiro Cronológico da História do Piauí, 1996; Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, 1997, e Antologia da Academia Piauiense de Letras, 2000. Inédito: História Administrativa e Política do Piauí. Pertence à Academia Piauiense de Letras, cadeira nº 12, e à de Letras do Vale do Longá. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense.

Josefina Gonçalves fala de saudade

A artista plástica Josefina Gonçalves falou desse momento de perda e saudade do pai, que foi um homem sempre exemplo de força para todos. Ano passado, em plena pandemia ele venceu uma pneumonia. Hoje, ela se despede do pai com o coração repleto de saudade.

Hoje meu pai, Wilson Carvalho Gonçalves, descansou em paz com Deus. Apesar da saudade que já se faz presente, sempre teremos muito amor e a fé que ele estará iluminado pelas bênçãos de Deus onde quer que esteja.

A Academia Piauiense de Letras chegou a relançar algumas obras do escritor Wilson Carvalho Gonçalves e Josefina recebeu das mãos do presidente da APL, na época, Nelson Nery Costa, o livro que foi relançado.

Imortal Dilson Lages lamenta a perda de dois ilustres componentes da APL

Dias de silêncio e pesar. Desse silêncio quase inominável porque transpõe a matéria física da existência. Silêncio de 2 dos principais ícones do pensamento cultural do Piauí. O muito que produziram permanecerá para sempre: na crítica literária do admirável prof. M. Paulo, à luz de Álvaro Lins, a exata expressão da sociologia a serviço da estética. Em meu muito querido parente Wilson Carvalho, o rigor do fato a serviço da narrativa historiográfica, o biografismo empolgante que faz do passado presente. Lamentáveis dias. Deus os acolha em sua grandeza misteriosa! Que o pensamento desses grandes luminares esteja sempre na chama que fortalece a APL! Lamento estar no meio da Zona da Mata de Barras quase desplugado do mundo digital e impossibilitado de fazer um  registro de pesar e homenagem, no momento, em Entretextos.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 08h37
27°
Céu encoberto Máxima: 37° - Mínima: 24°
30°

Sensação

7 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias