Reisado Boa Hora
FESTEJOS

Tradição da Caminhada do Mastro começa pela localidade Tocas, em Barras

Nas paradas durante o traslado acontecem reflexões sobre a vida de Jesus e Maria,

26/11/2021 21h50Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: longah.com
Traslado do mastro: arquivo web
Traslado do mastro: arquivo web

No dia 28 de novembro, o levantamento do mastro no final da tarde marca oficialmente a abertura dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Barras. Para chegar o grande momento, que é esperado pro toda a comunidade católica barrense, o mastro passa por um longo caminho, cujo percurso é acompanhado pela população e já virou tradição religiosa.

Já na noite do dia 27/11, os fieis já se dirigem à Tocas para a celebração, que deve acontecer por volta das 20h. A peregrinação se estende a noite toda, saindo da comunidade Tocas, distante 18km, passando pela Formosa, Três Caminhos, Sete de Setembro até chegar a zona urbana. Pelo percurso, vai fazendo paradas para que os homens que carregam possam aliviar um pouco do peso.

"Na localidade Tocas, haverá uma celebração antes da saída", informa o professor Gilson Lages, que é coordenador da atividade do envio do mastro.

O Mastro é um tronco de árvore que é preparado meses antes da Caminhada do Mastro que acontece sempre na noite do dia 27 de novembro, encerrando na manhã do dia 28/11 na igreja de Santa Luzia e São José Operário no bairro Boa Vista. 

No decorrer da caminhada penitencial dos Mastros, acontecem várias nas comunidades citadas, onde, nestas paradas acontecem reflexões sobre a vida de Jesus e Maria, onde é ofertado para as pessoas que conduziram os mastros e os demais peregrinos, refeições, lanches.

Ao chegar à cidade é rezado o oficio de Nossa Senhora e em seguida o cortejo seguiu para a Paróquia de Santa Luzia, onde o Mastro que vai ser usado na procissão de abertura do festejo da Imaculada Conceição é ornamentado e o que será usado no Tríduo de Santa Luzia fica na sua paróquia.

A programação se estende até às 17h, onde acontece na paróquia de Santa Luzia e São José Operário a Missa Solene de Abertura da Festa de nossa Excelsa Padroeira N. Sra. da Conceição, logo após, acontece a Procissão de abertura culminando na igreja matriz, com o levantamento do mastro, queima de fogos e a bênção final.

No dia 28, Barras amanhece com alvorada pelas ruas da cidade. Às 17 horas a solenidade de levante do mastro e celebração na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Momento que reúne milhares de pessoas.

A coordenação de todo evento aos cuidados do Padre Alan Kardeck, que se dedica há tempos para que tudo ocorra dentro do planejado.  Neste ano, tem a parceria da Prefeitura de Barras.

 

Notícia relacionada:

Confira a programação completa dos festejos de Nossa Senhora da Conceição

Confira a lista das atrações culturais dos festejos de Barras

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 22h02
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
24°

Sensação

3.9 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Redes sociais longah
LEO 300X250
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias