Reisado Boa Hora
RIOS

CHUVAS| Aumento de vazão da barragem de Boa Esperança pode provocar nível de alerta

o aumento da vazão é necessário por causa do nível dos rios que abastecem o reservatório

28/12/2021 20h17
Por: Redação
Por enquanto, Barras ainda não foi atingida
Por enquanto, Barras ainda não foi atingida

A Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) vai aumentar a vazão da barragem de Boa Esperança em razão do aumento do nível do reservatório, tendo em vista o aumento das chuvas na região. A medida pode fazer alcançar nível de alerta em Floriano e Teresina. As informações são do Somos a Notícia.

De acordo com a companhia, o aumento da vazão é necessário por causa do nível dos rios que abastecem o reservatório, elevado devido às chuvas registradas nos últimos dias.

A vazão, que atualmente é de 600 metros cúbicos por segundo, será aumentada para 1 mil metros cúbicos por segundo, “diante das fortes chuvas que elevaram o nível do volume útil do reservatório para 69,9%, de acordo medição da manhã desta segunda-feira (27/12)”, informou a Chesf em nota.

“A situação hidrológica está sendo permanentemente monitorada, podendo haver alteração no valor da vazão mencionada acima, em virtude das condições de clima e vazões no Rio Parnaíba”, diz ainda o comunicado.

Mesmo com o aumento da vazão, o nível do reservatório não deve diminuir, segundo informou o engenheiro hídrico da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Roberto Fernandes. Segundo ele, as chuvas vão continuar na região Sul do Maranhão e do Piauí.

“Desde ontem, o mapa mostra chuvas nas últimas 24 horas. No Piauí choveu pouco, mas choveu no alto do rio das Balsas, no Maranhão. Assim, os rios Parnaíba e Uruçuí Preto, que abastecem o reservatório, não tiveram chuvas mas sobem de nível também. O mais importante agora é saber como vão se comportar as chuvas”, informou.

Ele completou dizendo que, com o aumento da vazão, algumas cidades que ficam às margens do rio Parnaíba poderão ser afetadas sem gravidade.

“As cidades acabam em alerta pela alta do rio Parnaíba, como Floriano e Teresina. Isso porque é praticamente o dobro da vazão e em Floriano o rio deve se aproximar da cota de alerta, mas dentro do que o rio suporta. Em Teresina, no fim da noite de amanhã [29/12] o rio deve aumentar também, o que não é comum por período, mas está dentro do normal”, disse ele.

Quanto às chuvas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja de chuvas intensas e ventos fortes, desta vez, para todo o estado do Piauí. O aviso iniciou às 10h00 de segunda-feira (27/12) e segue até terça-feira (28/12).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 22h53
25°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
25°

Sensação

2.9 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Redes sociais longah
LEO 300X250
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias