Reisado Boa Hora
SURTO

casos de gripe crescem quase 700% em uma semana. Máscara e álcool gel protegem

Sintomas: febre alta, dor muscular, de garganta, de cabeça, coriza e tosse.

08/01/2022 15h42Atualizado há 5 dias
Por: Redação

Em menos de uma semana, o número de casos confirmados da gripe H3N2, aumentou 666% entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 4 de janeiro. Os dados foram levantados pelo GP1, com base na Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi).

“Todo e qualquer caso suspeito, de síndromes gripais, passa pelo nosso painel viral e estas avaliações são feitas por todo ano e como nos outros estados o Piauí também diagnosticou casos doença”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

A gripe pelo vírus da Influenza H3N2 possui sintomas parecidos com a Covid-19, pois também afeta o sistema respiratório.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

 A orientação da Sesapi é que população siga os protocolos sanitários fazendo uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomeração.

Caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde.

Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, quadro que também pode ser desenvolvido com a Covid-19, além de outras viroses respiratórias.

VACINA

O Piauí conseguiu vacinar no ano passado, 80% da população contra a influenza. A Sesapi informou que já solicitou ao Ministério da Saúde, mais vacinas.

 

“Nós conseguimos atingir essa meta, porém estamos com ainda 20% sem vacina e é importante que a população atenda nossos chamados para a imunização. A Sesapi já solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses para vacinar o restante do público”, disse o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 21h32
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 23°
24°

Sensação

4.7 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
LEO 300X250
Redes sociais longah
Últimas notícias
LEO 300X250 II
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias