óbitos

Criança de 1 ano e mulher de 38 anos morrem com suspeita de dengue em 24h

Na última quarta-feira (13), uma mulher de 45 anos foi vítima da doença em Teresina

19/04/2022 22h24Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: g1 piaui

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) está investigado duas mortes por suspeita de dengue que aconteceram nesta terça-feira (19). As mortes são de uma criança de 1 ano e 8 meses e uma mulher de 38 anos.

A criança e a mulher estavam internadas no Hospital do Buenos Aires, Zona Norte da capital.

"A criança chegou muito grave, em choque hipovolêmico. O resultado deu uma concentração muito alta de sangue, o que significa que ela perdeu volume. Desidratação é uma das causas de óbito provocada pela dengue, essa é a nossa suspeita inicial", explicou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

A confirmação da doença é feita através de teste sorológico, que tem os insumos distribuídos pelo Ministério da Saúde. Contudo, segundo Gilberto Albuquerque, os produtos para o exame estão em falta no país.

"O Ministério da Saúde não está distribuindo os insumos na quantidade suficiente, porque a busca aumentou e o mercado não consegue acompanhar a demanda", explicou.

Foram colhidas amostras para analisar a causa das mortes. Segundo a FMS, apenas depois de todos os resultados será possível definir se os óbitos têm ligação com a dengue.

Segundo morte por dengue hemorrágica

Uma adolescente morreu por dengue hemorrágica em Parnaíba, Litoral do Piauí, nesta terça-feira, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O óbito é o segundo por dengue hemorrágica e o quarto pela doença no estado.

A vítima, que ainda não teve a identidade revelada, estava internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) investiga o caso.

Na última quarta-feira (13), uma mulher de 45 anos foi vítima da doença em Teresina. O primeiro óbito foi um jovem de 19 anos, que estava internado em um hospital público, e o segundo foi uma criança de 9 anos, em um hospital privado do município.

Explosão de casos

No Piauí, os casos de dengue aumentaram cerca de 489% em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, mais de 1.700 casos da doença foram notificados. Em todo o ano passado, foram cerca de 1400.

A transmissão da dengue acontece pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

 

Sintomas

De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave. Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico por meio de exame de sangue.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 13h01
31°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 23°
35°

Sensação

13 km/h

Vento

63%

Umidade

Fonte: Climatempo
Últimas notícias
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias