DIGITAL

Nova CNH começa a ser emitida no Piauí nesta quarta; veja o que muda

Não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão.

31/05/2022 21h02Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: G1

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir desta quarta-feira (1º), seguindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 886. Com a mudança, o condutor poderá escolher entre receber somente o modelo digital ou também o físico. O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) confirmou que os novos modelos começam a ser disponibilizados nesta quarta.

Mas não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. Isso porque o modelo com identidade visual atualizada será emitido para motoristas que renovarem o documento ou solicitarem a emissão da segunda via.

 

A nova identidade visual irá contar com tinta fluorescente nas cores verde e amarelo, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

O diretor de habilitação do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Ademar Silva, explica que a mudança não afetará a validade do documento, nem a contagem de pontuação do condutor.

“ Tanto o modelo digital quando físico continuam válidos para todos os atos, como em aeroportos para viajar, para realizar concursos públicos, entre outras finalidades”, explicou Ademar Silva.

Nova CNH começa a valer nesta quarta-feira no Brasil; veja detalhes do modelo

Nome social, filiação afetiva e outros idiomas

Além de vir com códigos e sinais para evitar falsificações e adulterações, a nova identidade poderá conter informações como o nome social e a filiação afetiva.

Outra novidade é que a nova CNH terá a inclusão dos idiomas inglês e espanhol. Dessa forma, condutores que usarem o documento em outros países não precisarão solicitar modificações. No verso da CNH, além do QR Code, o documento também conterá código de leitura internacional de dados.

 

Entre as novas informações contidas no documento, no verso já constará quais tipos de veículos o condutor é apto a pilotar e um campo para anotação de possíveis restrições médicas. “Isso facilitará a vida de quem usa a CNH para atividades remuneradas”, disse o diretor de habilitação do Detran-PI.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 02h36
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 19°
25°

Sensação

6.3 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias