PREVISÃO

Chuvas devem seguir até o mês de julho no Piauí, diz Semar

As chuvas neste semestre sejam acima da média no Norte do estado

04/06/2022 22h47Atualizado há 3 semanas
Por: Redação

As chuvas em pleno mês de junho pegaram muitos teresinenses de surpresa. A previsão é que elas continuem ocorrendo, principalmente no Norte do Piauí, até julho.

De acordo com a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, apesar de ser uma transição para o fim do período chuvoso, a explicação para o fato se deve ao fenômeno La Niña e ao aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico.

"Só a La Niña sozinha, não ia fazer tanta chuva, mas as águas do Oceano Atlântico Sul estão mais aquecidas, fazendo com que a ZCIT ( Zona de Convergência Intertropical) com a confluência de ventos provoquem instabilidades e gerem as chuvas", explicou.

Segundo Sônia Feitosa, em municípios mais ao Norte do estado, como Luís Correia e Parnaíba, as chuvas devem seguir até julho.

 

"Normalmente, em junho, julho e agosto não há mais chuvas em Teresina, mas junho ainda chove no Norte do estado. E até julho ainda deve estar apontando chuvas no extremo Norte do Piauí, neste ano. Baseada na projeção dos modelos meteorológicos, a previsão é que as chuvas neste semestre sejam acima da média no Norte do estado, principalmente no extremo Norte", concluiu.

 

Barragens cheias - No boletim hidrometeorológico divulgado neste sábado (4) pela Semar, as barragens localizadas na região Centro-Norte e Norte do estado continuam sangrando. Piracuruca (em Piracuruca), Corredores (em Campo Maior), Caldeirão (em Piripiri) estão com 100% de sua capacidade. Estreito, em Padre Marcos está próximo dos 100%, com 95,2% de sua capacidade preenchida.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 02h15
25°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 19°
25°

Sensação

6.3 km/h

Vento

69%

Umidade

Fonte: Climatempo
Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias