A Secretária municipal de Assistência Social de Barras, Edneida Fortes, que tem assento no Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PI), representou o Estado do Piauí como Delegada Titular no XXII Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipal de Assistência Social - CONGEMAS 2022 em Foz do Iguaçu. Ela foi acompanhada da Técnica de Referência da SEMAS, Natália Amaral.
O evento teve como temas central "O Futuro da Assistência Social no Brasil: Compromisso dos Governos na Superação da Fome e das Desproteções Sociais".
A mesa de abertura composta por diversas autoridades, representantes dos fóruns nacionais de usuários, trabalhadores e das pessoas em situação de rua, executivos nacional, estadual e municipal, legislativo e frente nacional em defesa do SUAS, e da Seguridade Social expressou a diversidade e as forças políticas em defesa do SUAS.
No primeiro dia do evento aconteceu a Conferência Magna: Balanço do SUAS no Brasil e a luz do II Plano Decenal da Assistência Social: Impactos da Crise, fome e desigualdades sociais; na responsabilidade do Presidente do CONGEMAS, Elias de Sousa Oliveira e pelas Professoras, Dra Jucimeri Isolda e a Dra Denise Colin. A mesa teve a participação especial da Ex-ministra do MDS, Márcia Lopes, na Qualidade de Debatedora.
No segundo dia aconteceram painéis temáticos simultâneos de qualificação para o fortalecimento do trabalho no SUAS (Desfinanciamento, subfinanciamento e os impactos da Emenda Constitucional nº 95/16.
No terceiro dia, foram as Oficinas Simultâneas de Capacitação: Novas Estratégias no Contexto de pandemia, inovação em gestão e trabalho social. Tendo como discussão Financiamento do SUAS e Gestão Local.
Para a Secretária Edneida Fortes, foram momentos ricos e ímpares de socialização entre os COEGEMAS e CONGEMAS Nacional. Juntos vamos construir um SUAS mais fortalecido e resistente. A luta em defesa da consolidação do SUAS, e incansável. Rumo a um Brasil menos desigual, mais justo e democrático", disse.
Sensação
Vento
Umidade