SEGURANÇA

Piripiri ganha uma das nove delegacias criadas pelo governador Rafael

las estão alocadas nos municípios de maior reincidência de crimes, como roubos e homicídios,

03/03/2023 19h02Atualizado há 1 ano
Por: Redação
Fonte: Da Redação
O Piauí ganhou 18 novos delegados.
O Piauí ganhou 18 novos delegados.

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (3), a solenidade de assinatura dos decretos para criação de nove delegacias especializadas no combate às facções criminosas no Estado, além da criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

As delegacias serão distribuídas em Teresina, onde serão instaladas quatro unidades, e as demais em Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano e Bom Jesus, com uma em cada. “Elas estão alocadas nos municípios de maior reincidência de crimes, como roubos e homicídios, em relação aos demais. No entanto, elas irão cobrir todo o território do Piauí”, explica o secretário de Segurança, Chico Lucas.

O governador Rafael Fonteles destacou que o aumento no número de delegacias especializadas era um compromisso firmado desde a campanha eleitoral. “O nosso objetivo é aumentar a eficiência da política de repressão ao crime organizado no Estado. Agora, com a criação do Draco, essa meta ganha ainda mais força. Com ele, teremos mais condições de enfrentar a criminalidade que tanto atormenta os piauienses”, disse.

As ações do Draco serão essenciais para o enfrentamento das organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas e de outras naturezas, que incluem crimes de lavagem de dinheiro, extorsão mediante sequestro, furto ou arrombamento a caixas eletrônicos, roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores.

“Antes, havia apenas um grupo de repressão às facções. Ele não tinha uma estrutura administrativa, um corpo físico de pessoas, nem um orçamento. Então, a criação do Draco vai permitir esse trabalho de maneira permanente, incluindo todos os crimes e informações sobre as facções em um único lugar. Essa concentração de informações e o combate sistemático contribuirão com a diminuição dos índices de criminalidade no Estado”, ressaltou Chico Lucas.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, o Draco surge com a intenção de integrar todas as forças de Polícia. “Os crimes que essas facções mais praticam são roubos, tráfico de drogas e homicídios, por isso o Draco deve fazer essa integração e articulação, como forma de auxiliar a essas delegacias em suas atividades finalísticas”, finalizou.

Secretário Chico Lucas

Delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko

Outra novidade anunciada durante a solenidade foi a criação de uma Central de Boletim de Ocorrências e a possibilidade de registro das ocorrências por Whatsapp. “Vamos fazer o lançamento oficial dessa Central no Dia da Mulher (8 de Março). Outro ponto importante é que o Piauí estará na vanguarda no que diz respeito à facilidade de comunicação das ocorrências criminosas, para que tenhamos mais meios de combater a criminalidade”, afirmou Chico Lucas.

Na oportunidade, o governador reforçou que o problema da criminalidade tem de ser combatido também com investimentos em tecnologia, educação, saúde, cultura, esportes e lazer. “Com esses eixos chegando às comunidades mais violentas, nós venceremos a batalha contra a criminalidade. Dessa forma, teremos uma sociedade mais segura, com mais paz social e menos desigualdades”, destacou.

Durante a cerimônia, além do delegado Charles Pessoa, designado para o Draco, Rafael Fonteles apresentou os delegados responsáveis por cada uma das nove novas delegacias: Charles de Holanda Pessoa, Francisco Carlos Eduardo Aquino Araújo, Francílio Lopes Queiroz, Júlio Cesar Ribeiro De Castro e Laércio Ivando Evangelista Pires Ferreira serão responsáveis pelas unidades em Teresina; Roni da Rocha Silveira irá para Floriano; João Filipe de Araújo Sampaio Leite será o responsável pela unidade de Bom Jesus; Lucas Klinger Marinho Leitão pela unidade Piripiri; Agenor Ferreira Lima Júnior pela unidade de Picos; e Perikles da Fonseca Lima pela unidade de Parnaí

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 15h06
32°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
34°

Sensação

3.6 km/h

Vento

49%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias