LUTO

Rufino Damásio morre no Albert Einstein

Segundo homem mais rico do Piauí

14/03/2023 18h32Atualizado há 6 meses
Por: carcara
Fonte: Oitomeia

O empresário Rufino Damásio da Silva, proprietário do grupo R. Damásio, morreu aos 78 anos vítima de causas naturais na manhã desta terça-feira (14/03). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, diante de tratamentos médicos.

Seu R. Damásio teve morte declarada pelos médicos às 10h55, sendo comunicado a toda família que encontra-se em São Paulo aguardando a liberação do corpo. O velório e enterro acontecerão em Teresina, ainda sob definição dos filhos.

Rufino Damásio da Silva Filho, empresário, construiu uma história não só em Teresina, mas em todo o Piauí, mesmo tendo familiares da parte política em Baixa Grande do Ribeiro, interior do Estado. Porém foi na capital que ele resolveu por montar a R. Damásio AutoPeças, que depois tornara a ser uma das maiores do nordeste no setor de revenda de autopeças, inclusive com negócios internacionais, em especial a China, importando vários produtos.

A R. Damásio AutoPeças cresceu no Piauí e no Maranhão. Em dado momento, o empreendimento foi situado em Pernambuco, onde atualmente está a fábrica responsável por toda a produção do negócio.

Seu R. Damásio foi considerado o segundo homem mais rico do Piauí no momento em que o outro grande empresário, João Claudino Fernandes, era considerado o mais rico. Há cerca de cinco anos, o patrimônio estimado era de R$ 800 milhões.

Rufino Damásio sempre levou uma vida muito simples. Quem o via ficava impressionado com sua humildade. Costumeiramente era visto de sandálias, calça jeans, não gostava de esbanjar grande fatos luxuosos, como ir a determinados restaurantes e, quando ia, permanecia com seu jeito humilde de ser.

Dentre algumas peculiaridades, certa vez foi ao Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e o sistema eletrônico deu problema. Para não “dar volta perdida” resolveu ficar por todo tempo lá mesmo e decidiu por sentar e depois deitar até sair do local com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O fato curioso teve registros e saiu em vários portais locais da época.

Nos bastidores, R. Damásio detinha uma vida muito simples, percebida por amigos, parentes e até seus colaboradores.

GRUPO R. DAMÁSIO

Além da empresa R. Damásio AutoPeças, o grupo possuía um empreendimento de comunicação, o falecido Jornal Diário do Povo, que foi uma das grandes referências da comunicação no Piauí, especialmente como veículo de oposição.

Outro grande empreendimento do grupo é o Metropolitan Hotel, local de recepção para várias turistas não só locais, como em sua grande maioria nacionais e internacionais. Atualmente o espaço hoteleiro é administrado por um de seus filho, Danilo Damásio, em que atualmente tem assumido o legado do pai juntamente com outro irmão, o Eulálio Damásio.

Dentre outras empresas podemos citar ainda empreendimentos que estiveram/estão em posse do grupo, como a Gráfica do Povo, MotoBike e Garden.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 09h12
31°
Tempo limpo Máxima: 40° - Mínima: 23°
31°

Sensação

3.09 km/h

Vento

40%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias