A vereadora Solange Pereira, de Cabeceiras do Piauí, teve a sua conta de whatsapp clonada na tarde desta segunda-feira (15). A parlamentar estava distraída cuidando de algumas atividades, quando recebeu uma mensagem de um contato conhecido lhe pedindo ajuda para resolver um problema.
A pessoa do outro lado dizia através de mensagem que estava com problemas na sua conta de whatsapp e que precisaria que a vereadora lhe enviasse o print de uma mensagem contendo um código. Foi o suficiente.
O golpista instalou uma senha e a vereadora perdeu o comando de sua conta. Daí por diante caíram várias mensagens nas quais o golpista tentava acessar senhas de perfis no instagram e em outras plataformas.
A parlamentar precisou providenciar uma outra conta para reaver seus contatos, inclusive os grupos nos quais tratava assuntos referentes ao seu mandato de vereadora.
Casos assim têm sido comuns. Há pouco tempo o jovem humorista Raí Silva (@raiisilvaof), de Campo Maior, perdeu sua conta no Instagram e o golpista entrou em contato pedindo dinheiro para devolver o acesso.
Em outro caso, um usuário participou de um quiz e lhe foi dito que o mesmo havia ganhado a quantia de R$ 500,00. Só que era necessário seguir alguns passos para receber o pix. Um desses passos seria introduzir um e-mail no perfil do Instagram. A potencial vítima desconfiou e não seguiu com a "brincadeira".
Na maioria dos casos, o objetivo final dos golpistas é sempre extorquir dinheiro das vítimas. Todo cuidado é pouco para não cair nesse tipo de golpe.
Sensação
Vento
Umidade