O Município de Miguel Alves completa, neste dia 24 de Maio, 111 anos de emancipação política com uma grande festa para fechar a programação que teve início há uma semana.
O Município desmembrado de União recebeu o nome em homenagem a seu fundador, Miguel Alves; um cearense que se estabeleceu na área da atual cidade no começo do século XIX.
Especialista na fabricação de fumo em corda, foi aos poucos acumulando economias e atraindo moradores que, com acesso facilitado pelo rio Parnaíba, se espalharam pelas várzeas, matas e campos. Iniciado o processo de povoamento, surgiram as primeiras fazendas de gado.
Em 1839, quando os balaios invadiram o território piauiense, travaram-se combates nos lugares denominados Lagoa do Meio, Remanso do Frade, Curral Velho e Matas do Egito, com as forças locais comandadas por Antônio de Souza Mendes, natural do lugar, que conquistou o posto de capitão.
Consequências da seca 1875-1877 aceleraram o ritmo de povoamento, com a afluência de pessoas à procura de terras ribeirinhas do rio Parnaíba.
Em 11 de Julho de 1911, elevou-se à Vila e, em 24 de Maio de 1912, foi instalado o município de Miguel Alves.
A comemoração começou na semana passada e hoje, dia do aniversário, a programação começou às 5h da manhã com alvorada na igreja matriz católica, café da manhã no abrigo, cerimônia de hasteamento das bandeiras, inauguração de obras na cidade e no Povoado Porto do Designo. A noite será com shows em praça pública com várias bandas, dentre elas, Toca do Vale e Zé Vaqueiro.
Informações históricas: IBGE
Foto: ASCOM Prefeitura
Sensação
Vento
Umidade