Moradores da Rua Elesbão Andrade no Bairro Cariri em Campo Maior vivenciaram momentos de pânico na tarde desta quarta-feira (24), por conta de um enxame de abelhas que se instalou em um quintal e passou a atacar pessoas e animais.
De acordo com informações da Defesa Civil do município, pelo menos dois cães foram atingidos de forma mais severa e um deles infelizmente veio a óbito. O outro cachorro ficou em estado grave por conta do veneno injetado com as picadas das abelhas.
Além dos cães, duas pessoas também ficaram em estado grave após o ataque, entre elas um idoso. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) precisou ser acionado para fazer o resgate. As vítimas foram socorridas ao Hospital Regional de Campo Maior e estão sob cuidados médicos.
Testemunhas relataram que várias outras pessoas sofreram com as picadas dos animais e precisaram se abrigar dentro de casa.
Agentes da Defesa Civil conseguiram remover o enxame, que foi levado para uma área de mata. Somente nesta quarta-feira vários comunicados de enxames de abelhas foram feitos a Defesa Civil.
Especialistas alertam que as abelhas têm esse comportamento migratório por conta da necessidade constante por alimento. Durante essas mudanças de um local para outro elas podem eventualmente se instalar em áreas urbanas, ocasião em que podem ocorrer acidentes.
O desmatamento também é um fator que potencializa esse risco, pois leva a escassez dos espécimes vegetais de onde as abelhas extraem seu alimento, intensificando as mudanças de um local para outro.
Ao perceber uma movimentação na rua envolvendo abelhas, é preciso recolher imediatamente crianças e animais de estimação e se isolar em um cômodo da casa até que a situação seja controlada.
***
Sensação
Vento
Umidade