A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, no início da manhã desta quarta-feira (31), a Operação Compras On-line, contra a prática de estelionato na compra em restaurantes de Teresina, apenas em um restaurante de comida oriental gerou o prejuízo estimado em 8 mil reais.
O filho do ex-deputado federal Fernando Monteiro, Lauro Alberto Cavalcante Monteiro, é um dos presos durante a operação. Seu pai morreu há mais de três anos. Além de Lauro, foram presos José Afonso de Moura dos Santos, mais conhecido como 'Mineiro', Jefferson Luan Guimarães Campêlo Leitte e Genifer Aparecia dos Santos.
Na residência de um dos acusados, vulgo “Mineiro”, foi encontrada uma plantação de maconha. As prisões foram efetuadas nas zonas Leste e Sudeste de Teresina.
Ele teve a prisão temporária decretada, já foi ouvido e, a partir da análise do depoimento dele, será decidido se vamos fazer a soltura, se vamos pedir uma preventiva, mas, até o momento, a situação é verdadeira, é verídica e ele foi, sim, um dos alvos dessa operação, porque teria comprado também, teria se beneficiado desse esquema".
José Afonso, conhecido como Mineiro, é de origem do Estado de Minas Gerais e está aqui no Piauí há uns dois anos. É um dos mentores.
"Segundo o apurado até o momento, pelo que o mentor já deu declarações, ele obtinha dados de cartão de crédito de pessoas na internet, em grupos de aplicativos de mensagem, ele obtinha esses dados e aí fraudava também chips, colocava dados falsos, tudo, e ia praticando golpe contra as empresas a partir desses dados falsos. Então ele ia sempre renovando esse estoque de dados para poder dar continuidade e ele saía também cooptando outras pessoas para vender o que ele conseguia. Então ele pegava e falava para certas pessoas que conseguia desconto no aplicativo e aí a pessoa comprava, pagava a ele e ele mandava para o endereço da pessoa. Então ele dava um golpe no restaurante e também ainda arrecadava dinheiro"
Sensação
Vento
Umidade