gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
35 anos, charmoso, de cavanhaque muito bem feito, cabelinho ‘na régua’, um corpo razoavelmente sarado e uma lábia que conseguiu enganar muita gente -especialmente mulheres- em Teresina.
Este é José Moisés Rodrigues da Silva. Ele foi preso na noite da terça-feira passada, doa 27 de fevereiro, em um motel da zona Leste de Teresina após dias ‘se escondendo’. Ele se hospedava em motéis e hotéis da cidade e, cinco ou sete dias depois, simplesmente ia embora sem pagar nada.
José Moisés é acusado de estelionato e, literalmente, ‘fingia ser rico’ para conseguir o que queria. É o que confirma o delegado Rony Silveira, Coordenador da Superintendência de Operações integradas da Secretaria de Segurança do Piauí. Segundo a autoridade policial, o acusado se apresentava como um homem bem sucedido e só frequentava os melhores ambientes.
Funcionava assim: ele iria para festas, baladas onde tinha muitas jovens solteiras, principalmente na zona Leste. Se interessava por uma delas e chamava para conversar. E era aí que iniciava seu jogo de sedução. Ele dizia que era um homem bem sucedido, mostrava até mesmo extratos bancários e que estaria apenas “de passagem” por Teresina, por ser um “homem de negócios”, vivia viajando e por isso estava residindo em um dos melhores hotéis.
“Ele levou esta vítima até o seu quarto de hotel. E conseguiu enganá-la. Ela aceitou se envolver em transições financeiras com ele e adquiriu dois veículos. Disse que seriam usados nos negócios. Só que na verdade ele se desfazia. Neste caso, ele vendeu esses dois veículos. Quando recebemos a primeira denúncia e iniciamos a investigação, a dificuldade era saber onde estava, por ele não possuir residência fixa. Descobrimos que ele ficou em diversos hotéis, alguns de alto padrão em Teresina. Ele passava 5, 7 dias, colocava uma placa de ‘não perturbe’ e não aparecia mais. Por isso nós também ouvimos na investigação pessoas destes hotéis. Chegamos a ele no fim de semana passado, quando o vimos em uma balada da zona Leste. Descobrimos onde, de fato, estava e o prendemos na noite da terça-feira, em um motel que usava para se hospedar”, disse o delegado Rony Silveira.
Segundo a investigação feita pela Polícia Civil do Piauí, a primeira denúncia recebida foi sobre o caso de uma mulher que afirmou ter tido um relacionamento amoroso com José. Ela relatou que José dizia ser empresário bem sucedido, que tinha muito dinheiro e que estava em Teresina para concluir alguns negócios. Esta mulher confirmou que o acusado chegava a até mesmo a mostrar extratos de contas em banco para comprovar que era “rico”.
Depois disso, ele chamou esta mulher que virou sua vítima para um dos hotéis onde estava hospedado. E eram os melhores hotéis, considerados de alto padrão. Com o passar dos dias, José conquistava a confiança da sua vítima, quem já chamava de namorada, e a envolvia nos seus crimes. Ele dizia para elas que virariam sócias de seus negócios ao “emprestar o nome” para compra de alguns bens, já que ele não podia “aparecer”. Elas aceitavam e assim ele conseguia cartões de crédito e até mesmo veículos, comprando para revender e ficar com o dinheiro sem suas vítimas saberem.
Além deste golpe cometido por José, ele também está sendo investigado por cometer crime semelhante no interior do Ceará, onde a Polícia Civil do Piauí recebeu a informação de quem um caso semelhante aconteceu por lá e José seria um dos principais suspeitos. E não para por aí: ele também é investigado por vender outros veículos com chassis adulterados. José foi levado para. a Central de Flagrantes e depois para a penitenciária, onde encontra-se preso aguardando a decisão da justiça sobre os crimes de estelionato. A Polícia Civil do Piauí, inclusive, se coloca a disposição de possíveis outras vítimas e pede que denunciem para contribuir nas investigações do caso.
O ‘Golpista do Amor’ do Piauí assemelha-se a uma série da TV que usa este nome. Na série, um astuto e charmoso vigarista vive diversas vidas e aventuras, sempre fingindo ser um homem muito bem sucedido. Enganar as pessoas o se torna uma forma de arte à medida que manipula todos ao seu redor, especialmente as mulheres que se envolve e rouba. No entanto, até mesmo um vigarista pode se tornar um alvo quando algumas das vítimas deste “amante em série” decidem unir forças para enfrentá-lo. Após verem suas próprias vidas irem à falência, elas superam seus próprios preconceitos e colocam suas vidas em risco para encurralar o predador perigoso. A série foi exibida recentemente na TV Globo e está disponível nas redes de streaming.
Sensação
Vento
Umidade