gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-200548742-1');
REPERCUSSÃO

Caso “Tio Paulo”: o que se sabe sobre o defunto que foi levado ao banco

Era um idoso ativo e que gostava de sentar à calçada para observar o vaivém do bairro

21/04/2024 17h51Atualizado há 7 meses
Por: Redação
Fonte: extra

Idoso que ficou conhecido após ter a morte constatada enquanto a sobrinha Érika de Souza Vieira Nunes lhe pedia para assinar a retirada de um empréstimo de R$ 17 mil numa agência bancária, Paulo Roberto Braga, de 68 anos, viveu por décadas numa casa simples na Avenida do Corretor, dentro da comunidade Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Enterrado na manhã de sábado (20), em Campo Grande. Em depoimentos à Polícia Civil, testemunhas o descrevem como um homem solteiro e sem filhos. Ele era carioca e nascido em 29 de fevereiro de 1956.

O senhor Paulo se destacava ainda por ser um idoso ativo e que gostava de sentar à calçada para observar e apreciar o vaivém do bairro, conforme relatos da vizinhança, até que passou mal em casa, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bangu e diagnosticado com pneumonia. Ele ficou internado por oito dias. Chegou à unidade no dia 8 e permaneceu até 15 de abril.

Foto

 

Cada vez mais debilitado, o aposentado teve sua morte constatada um dia após a alta. No exame de necropsia, o corpo daquele homem que tinha 1,75m de altura e olhos castanhos foi classificado como franzino e em "estado caquético e com aspecto desnutrido", como atesta laudo do Instituto Médio Legal.

De acordo com o depoimento de uma irmã de Érika, Rafaela de Souza Vieira Nunes Pinto, Paulo era alcoólatra. Um vizinho do idoso disse, em entrevista à CBN, que ele não bebia cerveja, mas gostava de cachaça. O mesmo homem contou à rádio que Paulo consertava gaiolas para complementar a renda.

Relembre o caso

Na terça-feira (16), Érika de Souza Vieira Nunes, de 42 anos, foi a um banco em Bangu com Paulo Roberto Braga, de 68. No local, a mulher estaria o auxiliando a assinar o documento que permitiria o saque de R$ 17 mil por um empréstimo. Só que a situação do idoso, que estava numa cadeira de rodas, sem esboçar qualquer reação e com a cabeça pendendo para trás e para os lados, causou estranheza nos funcionários, que começaram filmar.

O vídeo, com a mulher pedindo que o idoso assinasse os papéis para autorizar a retirada do dinheiro, viralizou nas redes sociais. Ao ser atendido por uma equipe do Samu no local, acionada pelos trabalhadores da agência, foi constatado que o homem estava morto.

Érika foi presa em flagrante por vilipêndio de cadáver e furto mediante fraude. Na tarde da última quinta-feira, a 2ª Vara Criminal da Regional de Bangu converteu em preventiva a prisão da suspeita. Em depoimento à polícia, Érika disse que atendia a um pedido de Paulo Roberto que queria comprar um aparelho de televisão e fazer obra na casa.

Paulo foi enterrado no sábado (20), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A despedida foi acompanhada por cerca de 15 pessoas.

Advogada da suspeita, Ana Carla de Souza Corrêa afirmou que os parentes acreditam na inocência de Érika, que faz uso de forte medicação para tratar uma depressão. Eles acreditam que isso tenha alguma influência no desenrolar da situação, mas descartam qualquer possibilidade de uma tentativa de golpe.

 

Foto

'Tio Paulo' estava vivo quando chegou ao banco?


Os rumores envolvendo o caso chocante do 'Tio Paulo' tomaram a internet nos últimos dias. Segundo o depoimento do motorista de aplicativo que levou Erika e o idoso ao banco, Paulo ainda estava vivo quando chegou ao banco.

A informação foi confirmada pelo delegado Fábio Luiz da Silva Souza à CNN Brasil, que detalhou o que aconteceu na ocasião: "Ela [Érika] agilizou essa conduta e chamou o motorista de aplicativo. Foi até o shopping e colocou ele [Paulo] na cadeira".

"Ele entrou no shopping ainda com vida, mas já inerte. Mas dentro do shopping a gente vê a imagem dele que parece estar sem vida [...] em seguida ela [Érika] vai para o banco e aí a gente vê claramente ele não está mais com vida", completou o profissional responsável pelo caso.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 22h06
27°
Tempo limpo Máxima: 38° - Mínima: 23°
29°

Sensação

3.09 km/h

Vento

74%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias