CICLISMO

Melhores atletas do Piauí e de outros estados mostraram velocidade no GP Teresina de Ciclismo

A prova de ciclismo de estrada contou com quase 200 ciclistas de vários estados

27/05/2024 10h03
Por: Redação

 


Foi encerrada na tarde deste domingo (26), no Complexo Turístico da Ponte Estaiada, na Av. Raul Lopes, em Teresina, a quarta edição do GP Teresina de Ciclismo, evento realizado pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) e IGDS, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que enviou o seu comissário Herbert Reis para o comando do time de mais quatro comissários da FCP. A prova de ciclismo de estrada contou com quase 200 ciclistas de vários estados e distribuiu, além de medalhas e troféus, uma premiação de R$ 15 mil entre os campeões.

O GP Teresina de Ciclismo valeu como a 3ª etapa do Piauiense de Ciclismo de Estrada e ainda como pontos para o ranking nacional da CBC, para os atletas das categorias másters feminino e masculino. O evento reuniu atletas do Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Rondônia, entre outros, já que também é um teste para a Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, que acontecerá em Teresina, nos dias 30 de agosto a 1º de setembro, com realização da CBC. 

Em uma das categorias mais disputadas, a elite do masculino, o atleta de Teresina Matheus Ferreira prometeu chegar no pódio e cumpriu, batendo todos os adversários tanta na prova realizada na tarde de sábado (25), o Contra Relógio Individual, como a disputa de resistência, neste domingo. Ele é bicampeão piauiense de estrada (2022/2023). O segundo lugar ficou com o atleta de Juazeiro, Bahia, Patrickson Braz, que competiu pela mesma equipe do campeão, a BRT. O baiano voltará a Teresina em agosto para disputar a Copa Norte e Nordeste pela seleção.

Na elite feminino, a alegria estava estampada no rosto da atleta de Teresina Socorrinha Vasconcelos, experiente e especialista em estrada, com títulos piauienses. Ela não teve moleza e venceu as adversárias por diferença de segundos. “Venho treinando muito, visando a Copa Norte e Nordeste, que terá esse mesmo circuito e é minha meta. Meus treinos melhoraram depois que criaram a Área de Proteção do Ciclista de Competição, na Av. Ulisses Marques”, disse a campeã. Elza Nunes, de Teresina ficou em segundo lugar e em terceiro a atleta de São Luís, Maranhão, Letícia Diniz. “Eu sabia que essa prova era para elas, onde moro as pistas não têm tantas subidas e descidas e isso fez a diferença”, disse a maranhense.

Na Infanto-Juvenil (12 a 14 anos), Raimundo Oliveira Neto, 13, em seu primeiro ano federado pela FCP, competiu sozinho e concluiu com êxito as duas provas. Ele é filho do presidente da sua equipe (Giro Forte), Raimundo Oliveira Filho, pelo município piauiense de Altos. Na categoria juvenil masculino, a comemoração era do atleta de Campo Alegre do Fidalgo, a 500 km ao sul de Teresina, que ficou surpreso com seu desempenho. “Embora eu esteja bem e ganhando provas, nesse meu primeiro ano disputando os campeonatos piauienses, eu não acreditava que seria campeão. Estou feliz”, disse. A amiga conterrânea, Sofia Alencar, venceu, sem adversárias, na categoria juvenil.

Sprints emocionantes na reta final de chegada foram protagonizados pelos atletas masculinos das categorias másters, especialmente da A-1, B-1 e B-2. Na A-1, o campeão Denílson Gomes e o 2º colocado, Ígor Moura, ambos de Teresina, concluíram as duas provas com o tempo total de 1 hora e 49 minutos, decidindo a disputa nos segundos. Mas as maiores disputas foram nas categorias B-1 e B-2. Na B-1, os quatro primeiros fecharam suas provas exatamente com 1 hora e 44 minutos, que foram definidas nos segundos finais da linha de chegada na Resistência. 

Na B-2, sem muita surpresa, o campeão foi o atleta de Teresina, Lindomar Ferreira dos Santos, que acumula vários troféus em todas as edições do GP Teresina e também em copas Norte e Nordeste, sem contar os inúmeros títulos piauienses tanto em estrada, como no mountain bike. Os quatro primeiros dessa categoria ficaram com o somatório de tempo das duas provas em 1 hora e 44 minutos, definindo o pódio em segundos de diferença.

Os resultados de todos os atletas estão disponíveis no site da FCP (fcp-pi.esp.br), e pelo sitewww.polesportivo.com.br. O 4º GP Teresina de Ciclismo foi realizado pela Federação de Ciclismo do Piauí-FCP, juntamente com o IGDS, e tem apoio do Governo do Estado do Piauí, Dep. Hélio Rodrigues, Prefeitura de Teresina – Semel / Eturb / SEMDEC, Volvo / Lagom, Unimed Teresina, Giro Radical, Mountain Construtora, Quitanda Freitas, The Auge Bike Shop e Evo Bikes. Produção: X Brasil. Clube oficial: Teresina Bikers Clube – TBC. Supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 15h06
32°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
34°

Sensação

3.6 km/h

Vento

49%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias