ATRASO

Cabeceiras fica em última posição em alfabetização do Território dos Carnaubais

O resultado foi divulgado pelo programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

30/05/2024 13h38Atualizado há 2 semanas
Por: Redação
Fonte: Campo Maior em foco

município de Cabeceiras do Piauí, norte do estado, está em última posição em um relatório do índice de alfabetização do Território dos Carnaubais, com um percentual de 19,9% de alunos alfabetizados. O resultado foi divulgado pelo programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Campo Maior, também na região norte, ocupou a 10ª posição entre as 16 cidades.

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

As cidades de Buriti dos Montes, Boqueirão do PiauíAssunção do Piauí, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí , Cocal de Telha e Boa Hora ficaram entre os oitos melhores. O objetivo é garantir, em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, o direito à alfabetização de todas as crianças do país.

VEJA O RANKING E O PERCENTUAL 

CRIANÇA ALFABETIZADA 

O inédito alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao SAEB é resultado do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados ao fim do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos afetadas pela pandemia.

O Compromisso teve adesão de 5.558 dos 5.570 municípios brasileiros e dos 27 estados. O investimento foi de mais de R$ 1 bilhão. Além do alinhamento da Avaliação, a estrutura envolve diversas iniciativas atribuídas ao MEC e aos entes federados.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 18h06
31°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
33°

Sensação

2.57 km/h

Vento

51%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias