MÉRITO

Barras recebe selo A pela boas práticas de proteção ao meio ambiente

Inicialmente Barras tinha recebido selo B, mas a prefeitura recorreu e foi reconhecida

30/05/2024 15h08Atualizado há 2 dias
Por: Redação
Fonte: Maria Carcará para Ascom de Barras
Parque ambiental Cachoeira da Lapa = Barras=PI
Parque ambiental Cachoeira da Lapa = Barras=PI

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final da certificação do Selo Ambiental 2024, para concessão do ICMS Ecológico aos municípios do estado. Ao todo, 184 municípios foram certificados comselos A, B e C.

Barras levou selo A pela boas práticas de proteção ao meio ambiente.

Entre os municípios piauienses que concorreram à certificação, 140 alcançaram o Selo A, o que corresponde a 77%. Quanto ao Selo B, 33 municípios obtiveram a certificação, 18%. E 11 municípios (6%), conseguiram o Selo C.

O prefeito Edilson Capote e o secretário de Meio Ambiente, Ananias Filho comemoraram a notícia.

"Receber o selo A significa que estamos na lista dos municípios que mais se preocupam em implantar ações de proteção e defesa do Meio Ambiente. Estamos muito felizes. O trabalho continua", sublinha o prefeito Edilson Capote.

Ananias Filho disse que inicialmente Barras tinha recebido selo B, mas a prefeitura recorreu por entender que atingiu todas as metas ambientais e critérios da certificação. O resultado saiu e Barras está no topo da lista com este selo, que é o mais importante do estado na área de meio ambiente.

“O resultado apresentado hoje é muito positivo para a política pública ambiental nos municípios do nosso estado. Toda a eficiência e transparência desse processo é resultado do trabalho cuidadoso que a Semarh realizou”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.

A realização de treinamentos em auditoria de certificação aos seus auditores fiscais ambientais, as vistorias de constatação “in loco” das ações, a comprovação, por parte dos municípios concorrentes, da efetivação de suas ações no âmbito municipal e a atenção à plantação de mudas e bem estar animal, são mudanças que foram aperfeiçoadas neste ano e contribuem para um processo transparente e eficiente.

A transparência ainda é mantida após a divulgação do resultado. Todos os processos e suas respectivas documentações estão integralmente disponíveis para acesso via SEI!, a qualquer usuário externo.

Capas Site Semarh (19).png
Confira aqui o resultado final.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina, PI
Atualizado às 18h06
31°
Parcialmente nublado Máxima: 36° - Mínima: 21°
33°

Sensação

2.57 km/h

Vento

51%

Umidade

Redes sociais longah
Últimas notícias
Mais lidas
Redes sociais
Ele1 - Criar site de notícias